Colun e Ministério Público Estadual realizam palestra sobre o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e a proteção às vítimas

publicado: 18/08/2023 09h43, última modificação: 19/08/2023 10h43
A palestra busca conscientizar os estudantes na identificação de possíveis situações de violência e como proceder ao realizar uma denúncia aos órgãos competentes.
Colégio Universitário da UFMA e Ministério Público Estadual realizaram palestra sobre o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e a proteção às vítimas

Na última quinta-feira, dia 17, foi realizada a palestra “Enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e a proteção às vítimas” ministrada pela promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima do Ministério Público do Maranhão (NAV-MPMA), Lana Cristina Barros Pessoa, em parceria com a coordenação do ensino médio do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA). A palestra teve por principal objetivo orientar os estudantes em como identificar e utilizar o NAV nas denúncias de violência contra crianças e adolescentes nos diferentes espaços que elas circulam.

Segundo a promotora de justiça Lana Cristina, o NAV foi criado por meio do Ato Regulamentar n° 17/2022, do Ministério Público do Estado do Maranhão, seguindo orientações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com objetivo de amparar às vítimas de criminalidades, prestando as orientações jurídicas e o apoio psicossocial. “Esse movimento tem sido encabeçado pelo Conselho Nacional e chega ao Maranhão por meio do Ministério Público do Estado. O NAV foi criado com objetivo de amparar, apoiar e prestar assistência jurídica e psicossocial às vítimas de violência doméstica e familiar, bem como a crianças e adolescentes. Essa palestra vem como medida de sensibilizar, trazer informação aos alunos, professores e ao corpo acadêmico desta instituição sobre essa temática tão presente entre nós que é a violência, a criminalidade e o combate a estas diversas formas de violação aos jovens, crianças e adultos”, expressou a promotora.

A coordenadora do ensino médio do Colégio Universitário da UFMA, Ludmila Gondim, ressalta a importância da parceria entre o Ministério Público do Maranhão e o COLUN no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. “Essa parceria é muito importante para nós, que trabalhamos com educação, a palestra traz para nossa comunidade acadêmica uma discussão e reflexão sobre os direitos humanos, temática que está sendo cada vez mais discutida na atualidade. Falar sobre as medidas de combate a todas as violências que possam vir a atingir nossas crianças e adolescentes é um papel fundamental da escola, criar redes de combate e amparo com o Núcleo de Apoio à Vítima do Ministério Público é de extrema relevância para nossa sociedade”, disse a coordenadora.

O estudante do terceiro ano Reinaldo Weverton destacou que iniciativas como essa ajudam a inibir o silenciamento de vítimas de violência, contribuindo para o solucionamento imediato e a responsabilização dos verdadeiros culpados. “Essa palestra contribui muito para que pessoas vítimas de alguma violência façam a denúncia nos canais e órgãos responsáveis. Acredito que, em nossa sociedade atual, torna-se cada vez mais importante evidenciar essas temáticas e trazê-las para o espaço escolar, sem sombra de dúvidas, é uma das principais formas de combate à violência contra crianças e adolescentes”, comentou.

As denúncias podem ser realizadas ao Ministério Público do Estado do Maranhão, pelo site mpma.mp.br/nav

Por: Alexandre Burity

Produção: Bruna Castro