Colun abre 1.345 vagas em cursos gratuitos na área da educação especial

publicado: 02/07/2024 16h37, última modificação: 02/07/2024 17h06
Colun abre 1345 vagas em cursos gratuitos na área da educação especial

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio do Colégio Universitário (Colun), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) e as secretarias municipais de Educação, está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área da educação especial, nas modalidades de ensino a distância (EaD) e presencial. Os cursos são oferecidos por meio da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor) para professores (as) e gestores (as) na área da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Os cursos têm por objetivo qualificar os profissionais da educação pública, proporcionando conhecimentos em educação especial e promovendo práticas pedagógicas inclusivas. Serão quatro cursos, totalizando 1.345 oportunidades de formação continuada para os profissionais da educação que atuam na educação básica, prioritariamente, no Estado do Maranhão.

A iniciativa deverá garantir mão de obra qualificada para atuação na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Segundo Paulo Roberto de Jesus Silva, coordenador do curso “Formação de gestores do ensino médio e da educação profissional para educação especial e inclusiva”, com a realização dos cursos, essa deve ser uma das maiores ações de formação continuada na área.

“Será uma das maiores ações de formação continuada, talvez a maior, na área da educação especial e inclusiva do Estado do Maranhão, que deverá melhorar os indicadores de formação contínua na área da educação especial e inclusiva do estado, com repercussão direta nas práticas pedagógicas inclusivas”, apontou o professor.

Confira abaixo os cursos que estão sendo ofertados.

CURSO 1 - Formação de Gestores do Ensino Médio e Educação Profissional para educação especial e inclusiva

400 vagas para gestores (diretores, coordenadores e demais servidores da gestão escolar) e demais profissionais da educação (em caso de vagas ociosas)

Carga Horária: 180h.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 26 de junho a 08 de julho de 2024.

Link de inscrição

CURSO 2 - Formação de gestores para Educação Infantil e Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Inclusiva

380 vagas para gestores (diretores, coordenadores e demais servidores da gestão escolar)

Carga Horária: 180h.

Período de inscrições: 26 de junho a 08 de julho de 2024.

CURSO 3 - Estratégias Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva

265 vagas para professores do ensino básico

Carga Horária: 180h.

Período de inscrições: 26 de junho a 07 de julho de 2024.

Link de inscrição

CURSO 4 - Organização, produção e criação de recursos pedagógicos de acessibilidade para os alunos público-alvo da educação especial

300 vagas para professores Modalidade : PRESENCIAL. Carga Horária: 160h

Período de inscrições: 26 de junho a 03 de julho de 2024.

Link de inscrição

Os candidatos interessados devem acessar o site do Renafor-Colun para conferir os editais, os prazos e fazer a inscrição.

Renafor

A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criada em 2004, com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante