Colaboradores do HU-UFMA participam de curso com foco na humanização

publicado: 11/11/2021 12h46, última modificação: 11/11/2021 15h00

Pensando na continuidade da formação profissional e no atendimento humanizado, que busca a integralidade do paciente e pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento entre paciente, familiares e equipe, é que o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC) por meio do Grupo de Trabalho de Humanização e do Serviço de Humanização em parceria com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, promove, de 26/10 a 10/11, o Curso de Atendimento Humanizado ao Público. Ele destina-se a colaboradores administrativos e de enfermagem, recepcionistas e atendentes que atuam nos diversos setores do HU-UFMA.

Segundo o coordenador do Serviço de Humanização do HU-UFMA, José Neres Junior, o curso tem o objetivo de desenvolver no profissional a compreensão de valorização dos sujeitos, além da corresponsabilidade entre eles, os vínculos solidários e a participação coletiva nas práticas de saúde, visando ao aperfeiçoamento e à qualificação dos serviços oferecidos pelo hospital. Foram ofertadas 45 vagas aos colaboradores do hospital.

Ele ainda explica as metodologias utilizadas no desenvolvimento do curso: “Teremos aulas expositivas, dialogadas, de caráter educativo com metodologias ativas, aprendizagem vivencial, com dinâmicas interativas e oficinas práticas, dando a possibilidade de o participante experimentar várias técnicas, visando ao aperfeiçoamento do comportamento e, como consequência, à eficácia no atendimento ao público.” pontuou Neres.

O conteúdo programático contou com os temas: Política Nacional de Humanização e o acolhimento e a recepção humanizada do atendimento; Método Rességuier; Perfis psicológicos dos clientes e perfil do atendente eficaz; Ferramentas e Técnicas de atendimento ao público com foco no cliente, inclusão e diversidade. Etiqueta e Educação; Empatia e Comunicação assertivas; Administração de conflitos e trabalho em equipe; e Responsabilidade administrativa civil e criminal.

Publicado originalmente em 05/11/2021, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação do Hospital Universitário