Notícias

Codó abrirá inscrições, em janeiro, para o curso de especialização em Matemática Computacional

publicado: 22/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

CODÓ – No mês de janeiro de 2021, o Câmpus de Codó lançará edital do novo curso de especialização em Matemática Computacional, que será ministrado no formato de ensino remoto, com aulas às sextas-feiras (à noite) e aos sábados (diurno), via plataforma do Google Meet. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão habilidades de programação em duas linguagens (Python e R) e terão aulas de probabilidade, inferência estatística, computação científica, modelagem e epidemiologia matemática, sistemas dinâmicos, aprendizado de máquinas, análise de Dados, entre outros assuntos.   

Serão aceitas inscrições de profissionais liberais e da iniciativa privada, servidores públicos, licenciados e bacharéis em qualquer ramo do conhecimento para esta especialização. “A especialização em Matemática Computacional combina métodos matemáticos, estatísticos e computacionais como ferramentas de resolução de problemas em engenharia, pesquisa operacional, economia, negócios, epidemiologia e outras áreas das ciências. Ela visa desenvolver habilidades técnico-profissionais necessárias para análise e interpretação de dados, e sua representação gráfica em qualquer área, seja pública ou privada”, explicou o coordenador da especialização em Matemática Computacional e docente do curso de Licenciaturas em Ciências Naturais do Câmpus Codó, Arlane Manoel Silva Vieira.

Para ele, o Maranhão, não diferente do restante do mundo, está mergulhado numa imensa crise sanitária advinda da pandemia da Covid-19, que cerceou grande parte de diversos serviços presenciais e culminou num cenário resultante, que é unânime para os empresários e industriais, que preconizam um cenário econômico de crise e estão adotando medidas como redução de custos, otimização de processos, qualificação de pessoal para inúmeros serviços remotos e automatizados que vão substituir os presenciais.

“Como consequência, a formação de profissionais aptos em realizar modelagem matemática, análise estatística e simulação computacional serão dados como imprescindíveis para o exercício de atividades de mercado com qualidade para enfrentamentos como esse. Por outro lado, o Câmpus de Codó atende à demanda urgente da sociedade de formar profissionais altamente capacitados para orientar o poder público na tomada de decisões, especialmente àquelas relacionadas à evolução dos casos positivos da Covid-19”, finalizou.

 

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus de Codó
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 23/12/2020 18:30