Notícias

CNPq lança chamada de Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior

publicado: 28/06/2021 17h26, última modificação: 28/06/2021 18h53

Com o objetivo de reconhecer e valorizar pesquisadores que se destaquem como líderes em suas áreas de atuação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou uma chamada que visa conceder bolsas de Produtividade Sênior para pesquisadores que apresentem produção científica e/ou tecnológica de relevância.

As inscrições começarão no dia 30 deste mês e irão até 16 de agosto deste ano, e devem ser encaminhadas ao CNPq por meio do Formulário de Propostas on-line disponível na Plataforma Carlos Chagas.

O formulário deve ser preenchido com as seguintes informações: identificação da proposta; dados do proponente; instituição onde será desenvolvido o projeto; área do conhecimento predominante e áreas do conhecimento correlatas; título do projeto; e palavras-chaves, em português e inglês.

As propostas que forem aprovadas serão financiadas com recursos no valor total aproximado de R$ 4.320.000, provenientes do orçamento do CNPq.

O responsável pela apresentação da proposta deve, obrigatoriamente, seguir os critérios de elegibilidade indicados abaixo:

a) Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes;

b) Possuir o título de doutor ou de livre docente;

c) Ter CPF ativo e regular;

d) Ter sido bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) na Categoria 1 por pelo menos 20 anos, consecutivos ou não, ou ter sido bolsista PQ ou DT na Categoria 1, níveis A ou B, por pelo menos 15 anos, consecutivos ou não;

e) Ter permanecido e continuar ativo no desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas e na formação de pesquisadores em diversos níveis;

f) Ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

A avaliação do projeto será composta por cinco etapas:

Etapa 1: Classificação pelos Comitês Assessores;

Etapa 2: Análise pela Área Técnico-Científica do CNPq;

Etapa 3: Decisão Preliminar do Presidente do CNPq;

Etapa 4: Recurso Administrativo da Decisão Preliminar do Presidente do CNPq;

Etapa 5: Decisão Final do Julgamento pela Diretoria Executiva.

A divulgação da decisão final está prevista para o dia 9 de fevereiro de 2022, por meio do Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre a Chamada CNPq Nº 05/2021 podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Acesse a Chamada CNPq Nº 05/2021 completa em http://resultado.cnpq.br/0331093195492856.

Por: Daphne Ramos-Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: