Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura realizará, no dia 26 de maio, seu segundo encontro presencial de 2022

publicado: 13/05/2022 15h59, última modificação: 25/05/2022 12h03

O Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem), vinculado ao Departamento de Biblioteconomia da UFMA, realizará, no dia 26 de maio, com início às 15h, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSO), o segundo encontro presencial do grupo do ano de 2022. O livro escolhido para discussão no encontro é o romance “Torto Arado”, de Iramir Vieira Júnior, que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia e descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário.

A líder Gepplem, Leoneide Maria Brito Martins, falou sobre o propósito do Clube. “Tentamos promover a reflexão crítica e o desenvolvimento do comportamento leitor na Universidade por meio da leitura literária que permita o acesso a livros de qualidade temática e estética, considerando a diversidade de gêneros textuais. Compreendo que a formação e o desenvolvimento do leitor crítico se dá pelo acesso à literatura e pelas vivências literárias, de modo a garantir a leitura como um direito humano”, pontuou.

Os encontros literários são destinados aos professores universitários e da educação básica, aos discentes de Biblioteconomia, Pedagogia e outras licenciaturas, bibliotecários e profissionais que atuam na área de mediação de leitura.

Saiba mais

O Clube de Leitura foi criado em junho de 2021, e, por causa da pandemia, os encontros dos clubistas foram realizadas de forma on-line. Foram feitas seis reuniões neste formado pelo Google Meet, e, no dia 28 de abril, foi realizado o primeiro encontro presencial do grupo, com discussão da obra “Cazuza”, de Viriato Corrêa. O livro fala de memórias da infância e do protagonismo das crianças, sobre a concepção de escola no século XX, década de 1930, vida rural no interior do Maranhão, mas também faz críticas aos problemas sociais no campo da educação e do subdesenvolvimento do Estado e do país.

Conheça o Instagram do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura

Por: Kelle Dias

Produção: Bruna Castro