Cirurgião-cardiovascular Fábio Jatene visita Hospital Universitário da UFMA

publicado: 15/09/2023 10h12, última modificação: 17/09/2023 21h47
Além da visita, na manhã desta sexta-feira, 15, Fábio Jatene vai receber o Título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade
Cirurgião-cardiovascular Fábio Jatene visita Hospital Universitário da UFMA

Na tarde dessa quinta-feira, 14, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) recebeu a visita do médico e professor da área de cirurgia cardiovascular, Fábio Biscegli Jatene, uma das figuras cruciais para a realização de para projetos realizados em parcerias com o HU.

A visita, intermediada pelo reitor da Universidade, Natalino Salgado, contou com a presença da Superintendente do Hospital Universitário, Joyce Lages, e do corpo médico e técnico do HU. Teve por objetivo fortalecer a colaboração em pesquisa e apresentar ao médico as estruturas das duas unidades: Presidente Dutra e Materno-Infantil.

Um dos projetos realizados em conjunto é o Telemonitoramento do Ato Cirúrgico (ATO), capitaneado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) em parceria com o Instituto do Coração (Incor-HCFMUSP), no qual Fábio Jatene é vice-presidente do Conselho Diretor e diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular.

A iniciativa visa promover a inovação e digitalização na saúde pública do país, por meio do desenvolvimento e validação de uma plataforma para Telemonitoramento do Ato Cirúrgico. Teve início no final de 2022 e já alcançou mais de 22 cirurgias realizadas.

O cirurgião cardiovascular do HU-UFMA-Ebserh, que coordena o projeto em São Luís, e docente do curso de medicina da UFMA, Vinicius Nina, destaca a magnitude do projeto para a dinamização da saúde pública. “É um projeto pioneiro no Brasil que veio para democratizar, por meio da tecnologia, a assistência à saúde e possibilitar que pacientes possam ser atendidos em qualquer lugar do país, tendo acesso aos melhores serviços e evitando um deslocamento desnecessário, com custo elevado para a realização de cirurgias” aponta.

A visita do cirurgião-cardiovascular Fábio Jatene não apenas fortaleceu os laços entre o hospital universitário, mediante os projetos já realizados em parceria, como também reforçou a importância significativa da figura dele para a área clínica.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, expressa a importância de estreitar laços institucionais a fim de que proporcione um serviço público de qualidade e referência. “Para nós, é uma alegria, satisfação e também reconhecimento em ter o professor Fábio Jatene aqui em nosso hospital. A visita dele traz motivação ao corpo clínico e cirúrgico do HU, pois reconhecemos o trabalho que o professor Fábio tem, tanto na área da assistência quanto na área do ensino e da pesquisa. Estamos reforçando os vínculos institucionais entre a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade de São Paulo” aponta.

Por fim, Fábio Jatene também externa a satisfação em visitar o hospital e verificar de perto o trabalho de qualidade realizado.  “Fiquei muito satisfeito com a visita. O que me chamou atenção é o cuidado com as pessoas que trabalham tem com esse centro médico universitário. Há o interesse em avançar, em cuidar bem e em se aperfeiçoar, e isso chamou muito a minha atenção de forma positiva" avalia.

Visita Fábio Jatene ao Hospital Universitário da UFMA - 14.09.23

Além da visita de cortesia ao Hospital Universitário, na manhã desta sexta-feira, 15, a partir das 10h, Fábio Jatene vai participar de uma cerimonia de entrega de Título de Doutor Honoris Causa, concedida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Seu pai, Adib Domingos Jatene, também médico, vai receber o título in memoriam, por todo o trabalho prestado à área da saúde médica no país.

"Eu estou muito honrado com todo o cuidado e atenção que estão tendo comigo e com a pessoa do meu pai in memoriam, é algo que me sensibiliza muito, sensibiliza muito a nossa família. Eu tenho ligação com com o Estado do Maranhão, com grandes amigos que eu tenho aqui, o meu pai teve um um colega de trabalho, professor Eduardo, que trabalharam juntos mais de cinquenta anos, isso é muito incomum de se ver. O Estado do Maranhão e as suas pessoas, os seus profissionais, sempre estiveram na minha vida. Sempre ouvi isso e sempre convivi com isso. É uma uma alegria enorme estar aqui" expõe Fábio Jatene.

O título Doutor Honoris Causa é oferecido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

Fábio Jatene

Nascido na cidade de São Paulo, Fábio Biscegli Jatene é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC. Atualmente, é membro da Academia Nacional de Medicina, além de professor titular da disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; membro do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; coordenador do Núcleo de Inovação do Instituto do Coração – InovaInCor e vice-coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT-HC-FMUSP.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas