Notícias

Cinco cursos com inscrições abertas com foco no empoderamento e protagonismo das pessoas com doenças raras

publicado: 20/09/2022 09h37, última modificação: 20/09/2022 12h23
O Programa de Formação em Doenças Raras da DTED-UFMA já recebeu mais de oito mil matrículas de todo o país

Lançado em março deste ano, o programa de formação “Capacitação e Informação em Doenças Raras”, da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) já disponibiliza cinco módulos para matrículas, abrangendo temas como aspectos sociais, biológicos, apoio às famílias, voluntariado, políticas públicas e empoderamento das pessoas inseridas na comunidade de raros. Os cursos são on-line, gratuitos e possuem início imediato. As inscrições podem ser realizadas na plataforma saiteava.org.br.

De acordo com o professor-autor do programa, Natan Monsores de Sá, a formação foi planejada no âmbito dos direitos humanos. “O nosso objetivo, durante a construção dos módulos, foi capacitar as pessoas para entender como elas navegam dentro do cenário de políticas públicas, de assistência à saúde e da estrutura do estado para conseguir ajuda, se organizar e ter protagonismo. Dessa forma, a formação é interdisciplinar e com um recorte de Direitos Humanos com políticas voltadas para pessoas com doenças raras”, explicou.

A oportunidade educacional é voltada aos profissionais de saúde envolvidos na reabilitação de pessoas com doenças raras, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e educadores físicos, bem como familiares, pacientes e demais pessoas interessadas no cuidado às pessoas com enfermidades atípicas.

Para o reitor Natalino Salgado, a iniciativa promove uma atenção especial à difusão de conhecimento e sensibilização de políticas públicas sobre doenças raras. “Nós temos alcançado expertise ao longo de décadas no campo do conhecimento e dos recursos educacionais na área da saúde desenvolvidos pela UNA-SUS-UFMA. Com essa estrutura e metodologia consolidadas, que possamos ser facilitadores do conhecimento sobre doenças raras, empregando uma abordagem complexa, interdisciplinar e promovendo a educação, a capacitação e a sensibilização de políticas públicas”, destacou o reitor.

O programa tem conquistado números expressivos de matrícula, alcançando mais de oito mil inscrições com os cursos já disponibilizados ao público, e avança para o lançamento de seu último módulo, intitulado “Itinerário das pessoas com doenças raras”, previsto para ser lançado em novembro. 

“As oportunidades educacionais são desenvolvidas em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis. O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem ou receber o certificado por módulo, com carga horária de 30 horas”, explicou a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Saiba mais

O programa de formação sobre doenças raras é fruto da parceria entre a DTED-UFMA e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Lista dos cursos abertos do Programa de formação “Capacitação e Informação em Doenças Raras”:

  1. Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico;
  2. Voluntariado no campo das doenças raras; 
  3. Empoderamento das pessoas com doenças raras;
  4. Políticas públicas para pessoas com doenças raras;
  5. Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos.

 

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: