Notícias

Cientistas da UFMA implementam Microrrede de Energia Elétrica Inteligente no Espaçoporto de Alcântara

publicado: 12/07/2023 08h51, última modificação: 13/07/2023 09h15
A implantação dessa rede proporcionará uma redução de, aproximadamente, 35% no consumo mensal de energia do CLA.
Cientistas da UFMA implementam Microrrede de Energia Elétrica Inteligente no Espaçoporto de Alcântara

Concebido e implementado por pesquisadores do Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a empresa Enova Energia Solar, a Microrrede de Energia Elétrica Inteligente do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi oficialmente inaugurada no dia 16 de junho deste ano, no Espaçoporto de Alcântara. O projeto foi financiado pela Equatorial Energia, como parte do programa “Pesquisa e Desenvolvimento” da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Microrrede Inteligente tem por objetivo garantir energia confiável, resiliente e de alta qualidade para o CLA, especialmente durante as campanhas de lançamento de foguetes.

A Microrrede Inteligente é fruto de uma interlocução entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Aneel, para estruturar um projeto que atendesse às demandas de energia elétrica do CLA, por meio da Lei n.° 9.991, de 24 de julho de 2000, que prevê investimentos em pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do setor elétrico brasileiro. Professores e especialistas do IEE foram contatados para implementar o projeto, em que realizaram estudos e pesquisas, a fim de ampliar o conhecimento sobre as necessidades do local, relacionadas ao setor.

Segundo o coordenador do projeto, o docente Luiz Antonio de Souza Ribeiro, infraestruturas críticas são essenciais para o funcionamento adequado de um determinado setor da sociedade. “O Centro de Lançamento de Alcântara é um dos melhores locais para o lançamento de foguetes, tendo em vista que fica próximo à linha do equador. Considerando os requisitos de confiabilidade necessários, para que um lançamento seja bem-sucedido, é fundamental que os índices de qualidade de energia sejam muito bons”, esclareceu.

A implementação da Microrrede Inteligente, conforme detalhou, envolveu a montagem e o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de energia capaz de controlar suas operações não só em período de campanha de lançamento, como também em operação normal, preservando seus componentes. “O projeto atende a demandas econômicas e ambientais. Portanto a expectativa é que seja gerada uma economia de energia de 35% para o Centro de Lançamento de Alcântara”, complementou Luiz Ribeiro.

Contagem regressiva do lançamento de um foguete

Durante as campanhas de lançamento de foguetes, a Microrrede Inteligente é automaticamente desconectada da rede elétrica da concessionária, ou seja, modo off-grid. Nesse modo de operação, a segurança do fornecimento de energia, assim como a segurança cibernética e física, são prioridades máximas.

O abastecimento de energia é garantido, principalmente, pelo banco de baterias e pela energia solar fotovoltaica renovável. Caso o banco de baterias se esgote, o sistema de gerenciamento de energia entra em ação, ajustando as cargas não prioritárias e acionando a fonte de backup. Dessa forma, o sistema de gerenciamento garante o equilíbrio de potência necessário, adaptando a geração de energia às variações do consumo.

Fora das campanhas de lançamento, a Microrrede Inteligente permanece conectada à rede da concessionária, no modo on-grid. Essa configuração é predominante ao longo do ano e visa reduzir os custos de energia, utilizando fontes renováveis e, ao mesmo tempo, diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2). Além disso, o sistema de gerenciamento de energia utiliza estratégias avançadas de arbitragem de energia, armazenando o excedente de energia solar fotovoltaica nas baterias, para uso em horários de pico, quando o custo da energia é mais elevado.

Características da Microrrede Inteligente

A Microrrede de Energia Elétrica Inteligente gera energia solar e conta com 2.832 painéis solares de 445 Wp. A usina fotovoltaica  possui 1,26 MWp, sendo capaz de gerar 1.910 MWh de energia por ano.

O projeto contempla também um robusto sistema de armazenamento de energia, que conta com um sistema de baterias com tecnologia íons-lítio com potência instalada de 1 MW e 1 MWh de capacidade de armazenamento.

Por: Lucas Araújo

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: