Ciclo de Debates “Memorial Cristo Rei na Semana Nacional de Museus” é aberto com solenidade e discussão sobre o Plano Museológico nesta quarta-feira, 18

publicado: 18/05/2022 13h30, última modificação: 18/05/2022 19h05

Em comemoração à 20ª Semana Nacional de Museus (SNM), ocorreu, nesta quarta-feira, 18, no Auditório B do Centro de Ciências Humanas (CCH), a solenidade de abertura do Ciclo de Debates “Memorial Cristo Rei na Semana Nacional dos Museus”, que contou com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; da diretora de Assuntos Culturais, Rosélis Câmara; da coordenadora de Memórias e Exposições do Memorial Cristo Rei, Maíra Rocha; e do administrador do Palácio Cristo Rei, Carlos Cunha.

O evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proec), pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), pela Coordenação de Memórias e Exposições do Memorial Cristo Rei e pela chefia do Memorial Cristo Rei, e é vinculado à Semana Nacional do Museus, este organizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram). Este ano, o tema nacional é “O poder dos museus”, visando destacar a importância, relevância e a criação do seu repertório para as gerações futuras.

A pró-reitora de Extensão e Cultura falou que a importância do Memorial Cristo Rei é preservar a história, seus valores, as pessoas que o formaram. Em sua visão, a UFMA é uma grande guardiã dessa memória, que desenvolve um grande trabalho para preservar a história do Palácio Cristo Rei, onde foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura para um memorial especifico do poeta Gonçalves Dias. “Estamos fazendo planejamento, já fizemos algumas adaptações para que nos próximos meses possamos reinaugurar em grande estilo. O poder dos museus somos nós, não somos nada sem histórias e memórias”, afirma Zefinha Bentivi.

Solenidade de abertura do Ciclo de Debates "Memorial Cristo Rei na Semana dos Museus"

A diretora de Assuntos Culturais, por sua vez, comentou que o poder do museu está na preservação, conservação, educação, nas pautas culturais, na memória que ele guarda e também nas possibilidades de futuro. Ela destaca que o Ciclo de Debates é oportuno para falar do papel da extensão nos processos educacionais: “A Semana dos Museus é um momento muito oportuno para refletir e discutir a importância e o poder do museu na nossa sociedade contemporânea e também para falar da memória, da arte, da cultura e como esses elementos são importantes no contexto da sociedade”.

A coordenadora Maíra Rocha ressaltou a importância da Semana e o debate sobre o Plano Museológico, com as palestras e mesas-redondas do evento. “Estamos no momento de discussão, reflexão sobre o Plano Museológico, que é um documento importante para a instituição e abrange vários programas: educativos, exposição, segurança e acessibilidade”, comentou a coordenadora.

O evento será encerrado amanhã, 19, com uma exposição virtual de fachadas do Palácio Cristo Rei, com desenhos, pinturas e gravuras, por meio do Instagram do Memorial, a partir das 15h. A exposição tem participação de diversos alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFMA, das disciplinas de “Elementos da linguagem visual e gravura”, participantes do Grupo de Estudo sobre Arte, Educação e Técnicas Tecnológicas, coordenado pela própria Maíra Rocha, além de artes de pessoas que mostraram interesse em participar da iniciativa.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Bruna Castro