Notícias

CGU lança Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP)

publicado: 18/12/2023 14h20, última modificação: 18/12/2023 22h02
CGU lança Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP)

Nos dias 5 e 6 de dezembro, foi realizada, no Teatro Poupex, em Brasília, a Conferência Internacional de Integridade Pública, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Na ocasião, foi lançado o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), que consiste em um formato voltado aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, fornecendo roteiro estratégico para a implementação de práticas que fortaleçam a integridade nas organizações públicas. Em especial, serão beneficiadas aquelas instituições que compõem o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (SITAI), como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com proposta inovadora, o instrumento possibilita que o gestor consiga entender o nível de maturidade dos processos ligados à gestão de integridade em sua organização. Com isso, ele é instruído aos caminhos que devem ser percorridos para promover melhorias, o que gera conformidade de condutas e desenvolve avanços na priorização do interesse público e no desenvolvimento de uma cultura organizacional com foco em entregar valores públicos à sociedade.

O MMIP incorpora elementos que transitam por toda a organização, a fim de refletir a necessidade de encarar a integridade como um tema estratégico, que deve ser incorporado dentro de todos os processos significativos e de impacto para os propósitos específicos que cada organização deseja alcançar.

Sua estrutura é dividida em três partes, e cada uma delas contém cinco níveis de maturidade – inicial, padronizado, integrado, gerenciado e otimizado – possibilitando que as organizações sejam capazes de identificar seu estado atual e planejar estratégias de progresso de maneira mais eficiente. São elas:

Governança e estrutura organizacional para a integridade: tem como foco o desenvolvimento e fortalecimento de estrutura funcional de maior eficácia e que dê suporte à integridade institucional;

Capacidade organizacional para a integridade: relaciona-se com o desenvolvimento de competências e recursos necessários para a implementação e fortalecimento de práticas íntegras;

Gestão e desempenho da integridade: busca avaliar e melhorar o desempenho da instituição quanto à sua gestão de integridade.

Seu lançamento determina um crescimento exponencial dos órgãos integrantes do SITAI, assim como melhorias na administração pública. A versão 1.0 do MMIP será implementada em 2024.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante