CGU divulga relatório de avaliação da ouvidoria da UFMA

publicado: 04/03/2022 11h35, última modificação: 04/03/2022 14h32
CGU divulga relatório de avaliação da ouvidoria da UFMA.JPG

Foi realizada, nessa quinta-feira, 3, uma reunião com a Controladoria Geral da União, que apresentou um relatório de avaliação do sistema de ouvidoria da Universidade.

A CGU trouxe o resultado de uma avaliação realização na Ouvidoria, a qual apontou que o setor atende às regras de funcionamento, mas que precisa de algumas adequações para melhorar o processo. Essas adequações sugeridas pela CGU e que serão implementadas pela Universidade, visam melhorar o processo de escuta da Instituição.

“A ouvidoria é um canal de comunicação entre o usuário do serviço público e o gestor, então, com base na manifestação do usuário, o gestor terá noção de muitas necessidades, portanto a ouvidoria precisa estar completamente aberta e ser de conhecimento de todo o público que precise da Universidade, seja servidor, colaborador, estudante, enfim, a comunidade em geral precisa participar desse processo”, afirmou a superintendente da CGU-MA, Leylane da Silva.

Segundo ela, a análise passa por um processo de diálogo entre a CGU, que fez essa avaliação, e a UFMA, buscando melhorar o fluxo da ouvidoria que impactará positivamente no desenvolvimento da gestão da Universidade. “A UFMA tem uma extensão muito grande, por causa do número dos servidores, estudantes, colaboradores e dos cursos. Esse processo de escuta e de solicitações do usuário deve ser encaminhado pelos canais da Ouvidoria. Esse processo é muito importante para o bom funcionamento da Instituição e é necessário que esteja bem-alinhado com os órgãos de controle”, detalhou Leylane.

A ouvidora da UFMA, Conceição Sousa, lembrou que, dos itens recomendados pela CGU, alguns já foram contemplados, e outros estão em andamento, a exemplo da Carta de Serviços, que foi consolidada recentemente, e a autorização para início do projeto de reforma e de sinalização para a Ouvidoria, que está em desenvolvimento. "Consideramos que a supervisão técnica da CGU - MA, com a entrega do Relatório de Avaliação da Ouvidoria da UFMA, é uma ação de boa interlocução do órgão de controle com a Universidade, promovendo o monitoramento preventivo, com vistas a minimizar possíveis falhas ou omissões no processo de gestão e nas atividades desenvolvidos pela Ouvidoria, auxiliando, dessa forma, no aprimoramento dos serviços ofertados aos cidadãos", pontuou..

A Ouvidoria da Universidade Federal do Maranhão é um canal de relacionamento direto, não burocrático, entre o cidadão — aluno, servidor ou pessoa da comunidade externa — e o ente público. Tem por finalidade receber manifestações dos cidadãos, interpretá-las e buscar soluções para o caso solicitado, visando aprimorar o processo de prestação do serviço público; contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados; buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos; informar adequadamente a direção da organização sobre os indicativos de satisfação dos usuários; e funciona como instrumento de interação entre a organização e a sociedade.

A solicitação é realizada de forma anônima, e a manifestação pode ser feita por meio do sistema do Governo Federal, o falabr.cgu.gov.br.

CGU divulga relatório de avaliação da ouvidoria da UFMA - 03-03-2022

Por: Sansão Hortegal