Cerimônia on-line marca a abertura do Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização da UFMA

publicado: 26/10/2022 13h39, última modificação: 26/10/2022 16h32
O Fórum tem por objetivo debater sobre o desenvolvimento das políticas internas ao aperfeiçoamento dos quatro eixos centrais da Ageufma

Na manhã de ontem, 25, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) realizou, de forma on-line e gratuita, via canal da Ageufma no Youtube, a cerimônia de abertura do “Fórum de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Internacionalização da UFMA”. O evento, que será encerrado nessa quinta-feira, 27, visa debater o desenvolvimento das políticas internas ao aperfeiçoamento dos quatro eixos centrais da Agência, que representam pilares necessários aos avanços em níveis de qualidade da Universidade.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado; do pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho Silva; do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), João Batista Bottentuit Junior; da presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Maria Martins Noronha;  do presidente da Fundação Josué Montello, Alcimar Nunes Pinheiro; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e representante da Comissão de Acompanhamento da Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização da UFMA, Manoel Messias Ferreira Júnior.

Segundo o reitor, o Fórum é crucial uma vez que a UFMA aporta em seu histórico uma experiência concreta do debate à construção do conhecimento científico, graças à internacionalização e à inovação implementada de forma pioneira na Universidade. “Só há um futuro para nós, que é o conhecimento e a ciência. Almejo que a Academia consiga obter resultados que resultem em novos caminhos de consolidação das nossas pesquisas, sobretudo das nossas pós-graduações. Agradeço, grandemente, às instituições parceiras da UFMA, pois, só com união, teremos forças”, comentou.

A abertura do Fórum visou dar continuidade às discussões das políticas internas dos quatro eixos que compõem a Ageufma. “Estamos resgatando o nosso Programa de Auxílio à Qualificação, criado na segunda gestão do professor Natalino Salgado, um reitor que sempre apoiou nossas ações. O importante é a Universidade buscar sempre a qualidade, e não quantidade”, destacou Fernando Carvalho.

No mesmo dia, ocorreu a mesa-redonda “Possibilidades de financiamento e melhorias na produção científica da UFMA”, por meio do debate das temáticas “ACS Guide to Scholarly Communication Style” (em tradução literal, “Guia ACS para Estilo de Comunicação Acadêmica”), ministrada pela gerente da Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS), Regina Bracechi; “Plataforma Financiar”, ministrada pelo pró-reitor da Ageufma; e “Editais Fapema – 2023”, ministrada pelo diretor científico da Fapema.

A primeira palestra abordou sobre como ter sucesso em publicações científicas e, com isso, garantir maior visibilidade e impactos à pesquisa que será publicada. Além disso, Regina Bracechi fez uma breve apresentação do ACS, sendo a maior sociedade científica do mundo, contando com mais de 150 mil membros, conforme afirmou a palestrante. “Tão importante quanto desenvolver uma boa pesquisa é publicá-la em revistas científicas que darão visibilidade a ela. É uma grande alegria poder falar com vocês sobre a pesquisa brasileira, que é realizada com tanto esforço no nosso país”, lembrou.

Pela tarde, ocorreram as palestras “A Pós-Graduação da UFMA nos últimos dez anos, resultados da avaliação quadrienal e planejamentos futuros”, “A pesquisa científica na UFMA nos últimos 10 anos” e “As recentes resoluções de projetos de pesquisa, política de iniciação e tecnológica e grupos de pesquisa”. Logo em seguida, houve um debate com a participação do público e conferencistas.

Confira a programação completa do Fórum

Confira a cerimônia completa:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro