Cerimônia e palestra com novos discentes marcam a “Aula Inaugural da oitava turma de Mestrado do PPGeeb”

publicado: 06/06/2023 12h38, última modificação: 06/06/2023 23h42

Foi realizada, na manhã de segunda-feira, 5, a “Aula Inaugural da oitava turma de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGeeb)”, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, que ocorreu no Auditório Central da Reitoria, contou com mesa de abertura e palestra da professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sandra Fernandes Leite, debatendo o tema “Ética e Pesquisa em Educação na Pós-Graduação Stricto Sensu”.

A banca foi composta pela representante discente do PPGeeb, Aglaene Reis Lima Teixeira, o vice-coordenador do Programa, Antonio de Assis Cruz Nunes, representando a professora e diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo), Lindalva Martins Maia Maciel, a coordenadora do Curso de Mestrado, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, e o reitor Natalino Salgado Filho.

O objetivo do curso é formar profissionais que desenvolvam saberes, competências e habilidades específicas nas áreas do ensino da Educação Básica, levando em conta a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias educacionais. Esses educadores deverão ter como foco a gestão de ensino e pesquisa, visando à proposição de inovações e aperfeiçoamentos dos conhecimentos e tecnologias educacionais para a solução de problemas referentes à sua área de atuação.

O reitor Natalino Salgado parabenizou a iniciativa dos novos discentes, destacando sua importância e sua capacidade de transformarem as novas gerações de alunos, assim como as gestões escolares. “O acesso ao mestrado precisa ser ampliado, e o esforço que vocês fazem é essencial. Desempenhar o papel de educadores e educadoras é fundamental para assegurar a qualidade da educação do nosso país”, frisou.

Já durante a exposição, a palestrante comentou temas como: os diversos significados da ética, sua relação com liberdade e autonomia individuais e coletivas, a importância da criação e desenvolvimento dos comitês de ética, entre outros assuntos.

Veja a lista dos orientadores(as) e orientandos(as), respectivamente, da nova turma de mestrado:

1. Fernanda Rodrigues Galve - Alexandro Lopes
  2. José Carlos de Melo - Aline Serra de Jesus
  3. Maria do Carmo Alves da Cruz - Allysony Martha Meireles Ayres
  4. Lívia da Conceição Costa Zaqueu - Ana Carolina Cruillas Cardoso Moreira
  5. Antonio de Assis Cruz Nunes - Antonia Soares de Oliveira
  6. Francisca Morais da Silveira - Bruna Alves de Souza
  7. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira - Carlos André Ferreira da Silva
  8. Joao Batista Bottentuit Junior - Daiane Leite Chaves Bezerra
  9. Marize Barros Rocha Aranha - Deniane de Araújo Garcez
  10. Kaciana Nascimento da Silveira Rosa - Denise Ferreira Costa
  11. Francisca Morais da Silveira - Edna Costa Oliveira dos Santos
  12. Manoel dos Santos Costa - Elizabeth da Silva Marques
  13. Mariana Guelero do Valle e Rosyane de Moraes Martins Dutra - Erika Fernanda Rocha Freitas
  14. Kaciana Nascimento da Silveira Rosa - Fernanda Monteles de Oliveira Azevedo
  15. Cristiane Dias Martins da Costa/Maria do Carmo Alves da Cruz - Hamilka Alcantara Fontenele Aragão
  16. Maria Teresa Gonçalves Rocha - Heriverto Nunes Mendonça Junior
  17. Luciana Rocha Cavalcante e Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira - Jackeline Lourene do Sacramento
  18. Kelly Almeida de Oliveira - Jhonatan Wendell Tavares Ferreira
  19. João Batista Bonttetuit Junior - José de Arimatéa Abreu
  20. Cristiane Dias Matins da Costa e Rosenverck Estrela Santos - José Ribamar de Jesus Oliveira
  21. Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Kelly Almeida de Oliveira - Katia Regina Pereira Rocha dos Santos
  22. Clenia de Jesus Pereira dos Santos - Kylly Regina Pereira Rocha dos Santos
  23. Raimundo Nonato Assunção Viana - Larissa Renata dos Santos Pereira
  24. Manoel dos Santos Costa - Lucas Portela Moraes
  25. Antônia da Silva Mota - Lucivaldo do Socorro Sousa Lopes
  26. Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Kelly Almeida de Oliveira - Marcos Aurélio da Silva
  27. Maria José de Albuquerque Santos - Mônica Verona Sá Paiva Silva
  28. Maria Teresa Gonçalves Rocha - Paulo César Alves de Carvalho
  29. Marilda da Conceição Martins - Raimunda de Moraes Mota
  30. Marileia Santos Cruz da Silva - Raimundo Sousa Magalhães
  31. Fabiana Oliveira Canavieira - Regeanne Santos Guaianaz
  32. Lívia da Conceição Costa Zaqueu - Rosana Kellen do Carmo de Moura
  33. Hercília Maria de Moura Vituriano - Rôsilene de Jesus Santos Ferreira
  34. José Carlos de Melo - Sérgio Ricardo Galvão de Carvalho
  35. Marileia Santos Cruz da Silva - Sherlene Regea Araújo Farias
  36. Rosenverck Estrela Santos - Silvia Teresa de Jesus Pereira
  37. Vanja Maria Dominices Fernandes - Suzana Pinheiro Nascimento
  38. Mazine Barros Nonato Assunção - Victor Hugo Alves Paulo de Melo
  39. Raimundo Nonato Assunção Viana - Viana e Wanderson Gomes Robson
  40. Lívia da Conceição Costa Zaqueu - Wernildes de Jesus Cunha Santos

Saiba Mais:

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) foi aprovado na 157ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocorrida no período de 24 a 26 de março de 2015. O Resultado foi divulgado no dia 10 de abril de 2015. A data de Recomendação do Curso é 29 de abril de 2015. O PPGEEB foi oficialmente inaugurado no dia 03 de setembro de 2015. Em 16 de março de 2016, ocorreu a primeira aula inaugural com 19 discentes.

Por: Júlio César

Fotos: Karla Costa