Centro de Ciências de Pinheiro realiza Feira das Profissões de forma presencial

publicado: 18/10/2022 11h15, última modificação: 18/10/2022 16h21

O Centro de Ciências de Pinheiro promoveu, no dia 5 deste mês, a edição local da Feira das Profissões que, após dois anos, voltou a ser presencial. O evento teve por objetivo apresentar informações sobre os cursos de graduação da UFMA aos estudantes do ensino médio da Baixada Maranhense. Durante todo o dia, o evento recebeu principalmente alunos de escolas públicas da região, alcançando cerca de duas mil pessoas.

Segundo a servidora Evandicleia Carvalho, membra da Comissão Organizadora, a Feira das Profissões de 2022 apresentou aos jovens do ensino médio o cotidiano da vida universitária. “Informamos sobre os cursos para uma escolha consciente do curso, e a Feira também contribuiu para gerar um momento de integração da comunidade universitária e a sociedade por meio das múltiplas atividades acadêmicas que a UFMA oferece”, relatou.

A Feira das Profissões deste ano marcou as comemorações de aniversário do Câmpus Pinheiro e contou com atividades de todos os cursos de graduação do Centro. Os estudantes da educação básica tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Universidade, grupos de estudos e pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes de graduação. Além da visita guiada, também puderam participar de atividades interdisciplinares realizadas pelos cursos com o objetivo de auxiliar na escolha da carreira a seguir.

Gustavo Menezes, discente do Centro Educacional (CE) Dom Ungarelli, instituição da rede estadual na cidade de Pinheiro, indicou que a Feira o ajudou a ter certeza sobre a escolha pelo curso de Ciências Humanas – Filosofia. Já o discente João Guilherme Fonseca, do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), afirmou que a Feira “ajudou a ter um norte do que fazer depois do ensino médio” e que confirmou o interesse pela Licenciatura em Educação Física, sua escolha para a educação superior.

Estudantes do primeiro ano do ensino médio, do CE José de Anchieta, da rede estadual de ensino, Sthefany Rodrigues e Amanda Vitória, também aprovaram a Feira das Profissões do Câmpus Pinheiro. Elas indicaram já ter certeza sobre a carreira a seguir na área da Enfermagem, curso ofertado pela UFMA na região e que está voltado para o cuidado com as pessoas.

Além das escolas de ensino médio da cidade de Pinheiro, a Feira das Profissões de Pinheiro contou com participação de estudantes dos municípios circunvizinhos como Pedro do Rosário, Turilândia, Peri-Mirim, Turilândia, Peri-Mirim, Palmeirândia, Bequimão, entre outros.

Outro ponto forte do evento foi a integração de discentes da educação básica nas atividades apresentadas. O curso de Bacharelado em Engenharia da Pesca contou com a colaboração de estudantes da educação básica da cidade de Penalva, que mostraram resultados de pesquisa sobre criação de peixes em caixas d’água, além das atividades realizadas por discentes e professores de graduação.

Na avaliação do diretor do Centro de Ciências de Pinheiro, professor Alexandre Vitor Fonseca, o evento foi bastante exitoso.  “A Feira das profissões deste ano foi um momento muito simbólico para o Centro, uma vez que marca o retorno dos eventos presenciais, após mais de dois anos que nossos corredores estiveram vazios. Durante o evento, percebemos nossos alunos e servidores empolgados para receber os visitantes”, afirmou.

Esta edição da Feira das Profissões do Câmpus Pinheiro foi fruto do trabalho coletivo de professores, técnicos-administrativos, discentes, centros acadêmicos, com o apoio de instituições públicas e privadas parceiras nas ações da UFMA na região da Baixada Maranhense.

Confira todas as fotos:

Feira das Profissões 2022 do Campus de Pinheiro