Centro de Ciências de Pinheiro realiza ciclo de palestras sobre a “Assistência de Enfermagem ao Período Gravídico Puerperal”

publicado: 25/11/2022 12h26, última modificação: 25/11/2022 19h56

Entre os dias 16 e 17 de novembro, o Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) foi sede do ciclo de palestras “Assistência de Enfermagem ao Período Gravídico Puerperal”, promovido pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Baixada Maranhense (LaegoBM). As palestras ocorreram de modo híbrido, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) e on-line com transmissão simultânea pelo canal do LaegoBM no Youtube.

A programação contou com as palestras “Assistência de Enfermagem ao Período Gravídico Puerperal” e “Assistência de Enfermagem ao Pré-natal de Baixo Risco”, ambas ministradas pelo professor Igor Cordeiro Mendes; e a palestra “Assistência de Enfermagem no Puerpério”, ministrada pela coordenadora da Liga Acadêmica e docente, Dayanne da Silva Freitas — ambos do curso de Enfermagem.

O professor Mendes palestrou sobre a importância dos enfermeiros na saúde da mulher gestante. “O pré-natal é um processo que deve ser executado pelo enfermeiro, porque é uma responsabilidade comum da profissão. Esse processo deveria começar no momento em que a mulher comunicasse o desejo de engravidar, iniciaríamos o pré-natal para obter informações sobre a sua saúde, com o intuito de transformar a gestação em um momento tranquilo para a paciente”, orientou.

A docente Dayanne da Silva informou sobre a importância da presença dos profissionais de enfermagem no puerpério tardio. “Nós devemos acolher as mulheres nesse período, orientando-as a terem alimentação balanceada e incentivando a realização de atividade física, mas sempre respeitando a autonomia e a liberdade de escolha delas”, esclareceu.

Ela também falou sobre a importância do evento para a Baixada Maranhense. “A realização do evento traz diversos benefícios à comunidade em geral, porque os conhecimentos aprendidos pelos alunos serão repassados às futuras pacientes”, afirmou a docente.

Veja as fotos:

Palestra sobre assistência de enfermagem ao período gravídico puerperal

Confira as palestras:

Por: Layane Garcêz