Centro de Ciências de Grajaú realiza a IV Exposição de Ciências e a I Mostra de Trabalhos Científicos

publicado: 21/11/2022 13h57, última modificação: 21/11/2022 13h57
O tema do evento foi “Sustentabilidade Ambiental: Inovação e Tecnologia”

Entre os dias 7 e 9 deste mês, no Centro de Ciências de Grajaú (CCGr), foram realizadas a IV Exposição de Ciências e a I Mostra de Trabalhos Científicos (IMTC), com a temática “Sustentabilidade Ambiental: Inovação e Tecnologia”. O evento faz parte das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciências Naturais e estiveram presentes docentes, técnicos, discentes internos e externos a UFMA.

O evento contou com as palestras “Quero um País que Não Está no Retrato: Identidade Nacional, Ensino Superior e Raça” e “Eu Quero um País que Não Está no Retrato: Biografias para abordar o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica”, em alusão ao mês da Consciência Negra, entre outras. Também foram oferecidos minicursos como “Cartografia”; “Escrita Científica”; “Informática Básica”; “Filosofia Ambiental”; “Identificação e Caracterização de Rochas e Minerais”; “Metodologias Ativas”; e “Língua Brasileira de Sinais (Libras)”.

Além disso, também foram feitas exposições e premiações dos projetos científicos que foram desenvolvidos por alunos do CCGr, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da educação básica. O projeto “Irrigação Automática com Utilização de Água de Condicionadores de Ar como Estratégia de Sustentabilidade para o Centro Educa Mais Amaral Raposo – Grajaú/MA”, dos alunos do Centro Educa Mais Amaral Raposo, conquistou o primeiro lugar na categoria “Exposição de Projeto Científico”.

A docente e tutora do grupo PET de Ciências Naturais, Antônia de Sousa Leal, considerou um sucesso o evento. “Todos os trabalhos foram de grande relevância científica e educacional, principalmente aqueles apresentados pelos discentes da educação básica, porque foram abordados conteúdos sobre meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, inovação, conhecimento de programação e robótica na sua rotina escolar, demostrando o protagonismo dentro da sala de aula, colocando o aluno como centro no seu processo ensino-aprendizagem”, afirmou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras