Centro de Ciências de Balsas realiza II Semana de Engenharia Elétrica com visita técnica em subestação da Eletronorte

publicado: 29/09/2022 12h32, última modificação: 29/09/2022 16h33

Entre 12 e 16 deste mês, a coordenação do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Ciências de Balsas e os alunos do curso promoveram a II Semana de Engenharia Elétrica (II Seee), com palestras e minicursos na modalidade remota, via canal Engenharia Elétrica UFMA – Balsas no Youtube, além de visita técnica e oficina em laboratórios, de forma presencial. Com a temática “A Engenharia Elétrica como Meio de Transformação Social e Promoção de Qualidade de Vida”, o evento teve por objetivo divulgar o curso na cidade.

Segundo a discente de Engenharia Elétrica Milena Marinho Rocha, que foi responsável pela comissão e organização da II Seee, a iniciativa foi dividida em cinco dias. Nos três primeiros dias, foram apresentadas sete palestras com temáticas da atualidade e minicursos relacionados à robótica e a eficiências energéticas.

Já nos dois últimos dias, foram realizadas atividades presenciais, como a visita técnica na Subestação Eletronorte de Balsas; oficina aos laboratórios de Física e Interdisciplinares I e II, em que foi possível analisar a teoria ensinada em sala de aula, aplicada em situações da realidade que, inclusive, contou com a presença da turma do primeiro ano do Centro Educa Mais Padre Fábio Bertagnolli. Na ocasião, puderam observar experimentos na bancada de motores elétricos e instalações elétricas. O encerramento contou com um quiz, baseado nas palestras da II Seee, em que a premiação foi um PIX aos vencedores.

A II Seee contou com apoio das empresas Lume Energia; e Engelmar Engenharia e Serviços. O evento teve a coordenação do professor Pedro Bezerra Leite Neto, com a organização dos docentes João Eduardo Ribeiro Baptista, Wenllson Carlos Ferreira Leite e Raimundo Nonato Diniz Costa Filho. Também contou com a organização dos alunos Marina da Silva Miranda, Luís Fernando dos Reis Souza e Thiago Almeida da Silva Sousa, além do técnico de laboratório Samuel Dias Lemos.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro