Notícias

Centro de Ciências de Balsas promove encontro de técnicos e pesquisadores para debater a governança do ecossistema de inovação na região

publicado: 21/11/2022 12h00, última modificação: 21/11/2022 13h31

Foi realizada, no dia 4 de novembro, no Centro de Ciências de Balsas (CCBl), a Reunião de Governança do Ecossistema de Inovação. O encontro teve por objetivo traçar estratégias para promover articulações entre diferentes autores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico. Na ocasião, foram compartilhadas ideias sobre como utilizar a tecnologia de forma eficaz para a educação.

Segundo a professora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Regina Maria Mendes de Oliveira, o Câmpus de Balsas está em processo de implantação do Espaço Inovação. “A ideia é contribuir com a política de inovação da UFMA para identificar e explorar o potencial da região e das pesquisas realizadas no CCBl e também apoiar a busca de financiamento e de parcerias com os setores públicos e privados, além de possibilitar o desenvolvimento de inovações por meio de cooperação regional, nacional e internacional.

Ela também destacou a importância da seguridade da propriedade intelectual e da união entre membros da cadeia produtiva. “Também buscamos promover a cultura da proteção da propriedade intelectual e atrair talentos e colaboradores para a exploração de inventos e, consequentemente, contribuir ainda mais na geração de empregos com mão de obra qualificada na região e no Maranhão”, declarou a docente Regina Maria.

Saiba mais

Um ecossistema de Inovação é comparável a um ecossistema biológico, que pode ser entendido, resumidamente, como um conjunto de relacionamentos entre recursos vivos, hábitats e habitantes de uma área cuja funcionalidade é manter um estado de equilíbrio sustentável para sobrevivência de todos os participantes deste meio. Dessa forma, um ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações que se formam entre os atores ou entidades envolvidos, a fim de viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação do meio.

Por: Juan Terra

Produção: Ellen Raissa Lima/projeto Repórter no Câmpus

registrado em: