COLAÇÕES DE GRAU 2023.2

Centro de Ciências de Balsas forma profissionais de engenharia civil e engenharia elétrica

publicado: 18/03/2024 16h14, última modificação: 19/03/2024 11h07

O Centro de Ciências de Balsas (CCBL) celebrou a colação de grau dos novos profissionais de engenharia civil e engenharia elétrica em uma solenidade realizada em 12 de março, com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho.

Durante o evento, os graduados compartilharam suas experiências, destacando um profundo apreço pela UFMA e a gratidão por terem alcançado sua graduação em uma instituição pública de excelência, especialmente no continente, contribuindo assim para a expansão e interiorização do ensino superior.

Um exemplo dessa dedicação é Thaís Maria Morais Pontes, residente de São Raimundo das Mangabeiras, cidade vizinha de Balsas, que percorria diariamente cerca de 90 km para frequentar as aulas de engenharia civil.

“São muitos obstáculos para quem faz esse trajeto diariamente, é difícil porque temos despesas extras que acabam não batendo muito com o orçamento mensal, obviamente, temos ajudas que consequentemente impulsionam a gente e fazem com que consigamos nos manter, mas nunca pensei em desistir, sempre fui muito persistente naquilo que eu queria, e, quando eu comecei o curso, eu sempre soube que tinha muita afinidade com o que eu estava fazendo, então desistir nunca foi uma palavra e uma opção para mim durante o período que cursei engenharia civil aqui na UFMA”, destacou.

Seu pai, Haroldo Pontes, partilha do mesmo orgulho pela formatura da filha em uma universidade pública de qualidade. Ele expressa sua felicidade ao ver Thaís se formar em uma instituição como a UFMA, reconhecendo seu esforço e dedicação aos estudos.

“Para nós, como pais, é um momento de felicidade, estamos radiantes com esse momento. A nossa filha sempre foi uma menina estudiosa, e era nosso sonho ela fazer uma universidade pública federal. Ela saía de casa todo dia final da tarde, voltava à meia-noite todos os dias, sempre foi muito dedicada quanto aos estudos dela. Então, para nós, é uma realização ver um filho se formando em uma universidade pública federal do porte da UFMA”, expressou.

A cerimônia foi marcada por discursos inspiradores que destacaram não apenas as realizações individuais dos formandos, mas também o impacto que farão na sociedade por meio da Universidade.

“Estamos entregando para a sociedade mais uma quantidade de formandos que estão prontos para atuar no mercado, a Universidade se sente honrada, porque essa é a nossa missão principal, a formação de profissionais de qualidade para atender à sociedade, não só atender a empresas, mas governos, municípios e todos que necessitam de profissionais capacitados da nossa instituição” frisou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.

Colação de Grau - Campus Balsa - 2023.2

A diretora do CCBL, Gisélia Santos Brito, destacou a excelência acadêmica dos alunos e sua preparação para o mercado de trabalho ou para estudos acadêmicos. “A colação de grau é sempre uma alegria, um momento muito especial de festividade para a Universidade inteira, para os formandos, para a família, porque nós registramos, por meio de um ato solene, a nossa entrega, a entrega do nosso trabalho para a sociedade, o aluno vai para o mercado de trabalho ou vai continuar na academia, com a pós-graduação, por exemplo, mas ele sai preparado, e essa sensação de dever cumprido nós sentimos nesse momento”.

À medida que os formandos deixavam o palco, ficou evidente que a cerimônia de colação de grau não era apenas uma celebração do passado, mas, sim, um olhar para o futuro que será trilhado pelos mais novos profissionais.

“Quero prosseguir na minha jornada de trabalho atual, conseguir me capacitar cada vez mais e a honrar a ética profissional da UFMA. É um curso que te ensina bastante a questão da disciplina, a questão da liderança e que a gente vai levar isso para a vida toda, fora, claro, todo o conteúdo básico que nossos professores capacitados nos passaram” disse o formando de energia elétrica Victor Gabriel dos Reis Miranda.

Por fim, o coordenador do curso de engenharia civil, Leandro Gomes Domingos, refletiu sobre o papel da Universidade na formação integral dos indivíduos e desejou sucesso aos formandos em suas futuras carreiras. Eu acho que é um dever cumprido, todos eles estiveram conosco durante todo esse tempo, e vê-los assim nesse dia tão especial, que é o dia deles, sempre falo que é o dia deles: hoje é o seu dia, é o dia que você esperou, é o dia que o Senhor fez para vocês, então alegrem-se porque é o final, final da UFMA, mas início de uma carreira que esperamos que seja gloriosa” finalizou.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas