Centro de Ciências de Bacabal realizará recepção aos alunos 100% presencial, nos dias 5 e 6 de setembro

publicado: 02/09/2022 14h14, última modificação: 02/09/2022 18h55
A programação reúne várias atividades voltadas aos cinco cursos de graduação do câmpus

O Centro de Ciências de Bacabal (CCBA), em parceria com as coordenações de curso do respectivo câmpus, promoverá, nos dias 5 e 6 de setembro, de forma 100% presencial, a acolhida aos alunos para o início do período 2022.2. Na ocasião, será realizado o III Seminário de Iniciação à Pesquisa em Letras, evento gratuito e com direito a certificado de participação. A recepção contará com mesas-redondas, minicursos, palestras, seminários dos respectivos cursos de graduação que fazem parte do CCBA.

O Câmpus de Bacabal dispõe dos cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, Física, Biologia, Licenciatura em Educação do Campo e Letras, além dos programas de pós-graduação em Letras e em Biodiversidade e Agricultura. Segundo a diretora de Centro, professora Lucélia Almeida, apenas as graduações de Sociologia, Física e Biologia receberão novos integrantes no próximo período.

A acolhida iniciará na segunda-feira, a partir das 10h, com a palestra “Pesquisa na Graduação de Letras”, da professora Iveuta de Abreu Lopes, da Universidade Federal do Piauí. Pela tarde, a programação seguirá com dois minicursos, uma mesa-redonda com orientações gerais aos alunos de Licenciatura em Educação do Campo e sessões de comunicação. Os minicursos apresentados serão sobre “A pesquisa e a escrita de TCC: o recorte de objetos da Linguística” e “A pesquisa e a escrita de TCC: o recorte de objetos da Literatura”.

Na noite do mesmo dia, por volta das 19h, está prevista a realização de uma mesa-redonda com explicações gerais sobre a UFMA acerca do funcionamento da assistência estudantil, da biblioteca, da estrutura em informática, dos programas oferecidos, do centro acadêmico e da secretarias de cada curso. No segundo momento, cada colegiado fará uma apresentação sobre o andamento de cada graduação.

Programação Semana da Acolhida - CCBa (2).jpg

Já no segundo dia de recepção, 6, serão realizados, ao mesmo tempo, pela manhã, dois minicursos e sessões de comunicação. Os minicursos serão sobre “A leitura da teoria e a leitura do corpus: o desafio de dialogar”, com a professora Valnecy Corrêa, e “Literatura: Arte, corpo e performance”, com o docente Ricardo Nonato Silva, ambos do curso de Letras.

No turno vespertino, a programação seguirá com a apresentação da mesa-redonda “Eu pesquiso, tu pesquisas, ele pesquisa: nós produzimos saberes”. Participarão os professores do curso de Letras Mariana Ribeiro, que será a mediadora, além de Ricardo Nonato Silva e Wendel Santos. Estará presente também o professor José Antônio Vieira, da Universidade Estadual do Maranhão. À noite, o evento continuará com a conferência “O ofício da docência e os desafios da Licenciatura” com os professores Waltersar Carneiro, da Universidade Estadual do Maranhão, e Clever Fernandes, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia.

A recepção aos alunos será encerrada com uma apresentação da cantora Dayse Karolline a partir das 20h. A diretora de Centro comemora o retorno das aulas presenciais e convida toda a comunidade acadêmica a comparecer na acolhida. “Ressaltamos a importância da participação de todos como forma de integração entre os cursos, pois, após dois anos de pandemia, nem todas as turmas tiveram a oportunidade de estar em atividades presenciais”, pontuou Lucélia.

Para mais informações sobre a recepção e outras notícias do Centro de Ciências de Bacabal, acesse a página do CCBA.

Por: João Meireles