Centro de Ciências de Bacabal promove o II Simpósio de Ciências Sociais e Humanas

publicado: 18/09/2023 15h27, última modificação: 18/09/2023 15h45
Em sua segunda edição, o evento vai debater sobre metodologias das Ciências Sociais e Humanas

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio de Ciências Sociais e Humanas – II SIMCISOH, com o tema "Ciências Sociais e Humanas em suas Conexões com a educação: Debates Contemporâneos", que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, às 8h, no Centro de Ciências de Bacabal.

O evento, que será realizado de forma presencial e terá transmissão online, contará com a presença de professores e pesquisadores da área da sociologia de diversas instituições. O simpósio, que é caracterizado por fomentar o debate de tópicos emergentes e cruciais na construção da sociedade e do indivíduo, abordará a necessidade da incorporação de novas questões na fundação teórica e metodológica das ciências sociais e humanas, tanto no âmbito da educação básica quanto no contexto universitário, desempenhando um papel fundamental na formação.

Segundo Cealia Santos, organizadora e docente do curso, o simpósio representa uma oportunidade para repensar e desenvolver novos métodos de ensino, além de incentivar a relevância do debate. “Precisamos garantir que esse debate ofereça um processo formativo coeso e comprometido com o desenvolvimento profissional dos estudantes da graduação e dos docentes que atuam na educação básica”, declara a professora.

A programação do evento inclui mesas redondas, palestras, minicursos, oficinas e simpósios temáticos com comunicações orais em áreas como Educação, Ciências Humanas, Tecnologia, Ambiente, Diversidade, Filosofia e Formação Docente.

Segundo o professor e doutor em sociologia, Cristiano Bodart, o debate traz um olhar sobre os impactos que o campo acadêmico tem gerado para aprimorar e elevar a qualidade do ensino de sociologia na educação básica, bem como sobre a contribuição da sociologia para o cenário científico nesse contexto. "A ideia é tentar mostrar para eles essa interface entre as duas áreas, que, de forma colaborativa, nos permite pensar questões para além, não que não seja importante compreender e mapear as condições atuais, mas também pensarmos possibilidades para orientar caminhos, para que nós tenhamos uma prática de formação docente mais qualificada", afirma o professor.

Em sua primeira participação como convidado e palestrante no simpósio, Cristiano diz estar ansioso e entusiasmado com o evento. "Tenho a expectativa de que eu possa estar promovendo reflexões ao público presente, mas também, que seja um espaço de reflexão daquilo que tenho pesquisado, que é exatamente o ensino de sociologia no Brasil".

As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro, data de abertura do evento. Para aqueles que desejam submeter resumos, a data limite é 30 de setembro, enquanto o prazo para o envio dos trabalhos completos é até 31 de outubro. A taxa única de inscrição para o evento é de R$ 20,00, e para os minicursos e oficinas oferecidos, a taxa é de R$ 5,00.

Para realizar a inscrição e ficar por dentro de toda a programação do evento, clique aqui.

Por: Cinthya Monteiro

Produção: Alan Veras