Centro de Ciência de Chapadinha recebe pesquisador espanhol para discutir o uso de drones na agricultura de precisão

publicado: 28/09/2023 16h28, última modificação: 02/10/2023 13h15

Em Chapadinha, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) realizou, durante o período de 25 a 28, o “Primeiro Encontro Internacional de Difusão Tecnológica do PPGCA: emprego de drones com diferentes sensores na agricultura de precisão”, que ocorreu no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh). Durante os quatro dias, professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, técnicos e profissionais e produtores puderam contar com a expertise do professor doutor Juan Lopez Herrera, da Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha.

Para Carlos Augusto de Moraes Rego, professor do Centro de Ciências de Chapadinha, ter o professor Juan é relevante para a graduação, para a pós-graduação e para o público externo, principalmente, porque o aprendizado tem o objetivo de otimizar os serviços no campo. “A gente trouxe um pesquisador para ministrar uma disciplina de extrema importância a fim de que eles aprendam a utilizar drones; planejar voos com drones, tratamento de imagens; cálculo do índice de vegetação. Então, eles conseguem já por imagem de satélite ver onde está o problema e in loco verificar o que está acontecendo.”, explicou o professor.

Além do conhecimento, alguns professores que participaram do Encontro já vislumbram aprimorar aulas com os conhecimentos adquiridos. É o caso do professor do Iema de Chapadinha Erick Donalt. “Achei bem proveitoso! Pelo que acompanhei, abriu várias possibilidades de estudo, até mesmo com os próprios alunos do Iema.”, pontuou Erick.

A vinda do professor Juan Lopez Herrera, além do caráter formativo, é o início de uma aproximação institucional entre a UFMA e a Universidade Politécnica de Madrid para futuras cooperações técnicas.

Para o professor Juan, a experiência compartilhada com tantos estudantes foi enriquecedora. “Foi uma experiência muito positiva. Os alunos são muito bons, me pareceram ter muito interesse. E algo que para mim é muito novo: eles aprendem muito rápido.”, concluiu.

Para a realização do  “Primeiro Encontro Internacional de Difusão Tecnológica do PPGCA: emprego de drones com diferentes sensores na agricultura de precisão”, o  Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal contou com a parceria da Ageufma, Reitoria e Programa de Pós Graduação em Ciência Ambientais (PPGCAM).