Centro de Ciência de Balsas celebra colação de grau dos cursos de BICT, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental

publicado: 23/08/2024 16h16, última modificação: 23/08/2024 16h41

Na última terça-feira, 20, o Centro de Ciências de Balsas (CCBL) realizou a colação de grau de formandos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). A cerimônia, que ocorreu no Câmpus de Balsas, contou com a presença da gestão da superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e os familiares dos dezesseis, agora, egressos, que celebraram a conquista dos novos profissionais.

A diretora do CCBL, Gisélia Santos Brito, que presidiu a cerimônia representando o reitor Fernando Carvalho Silva, destacou a importância desse momento: “A colocação de grau é sempre um marco, pois ela é uma oportunidade de entregarmos oficialmente para sociedade os nossos egressos. É uma forma de melhorar o mercado de trabalho, a educação de Balsas e de toda da região sul-maranhense”, afirmou.

O coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que teve o maior número de formandos, Alyson Bruno, apontou o que espera para o futuro dos treze novos bacharéis. “A expectativa é contribuir com avanço científico da região, em que os alunos possam trabalhar na indústria, transportando o conhecimento adquirido aqui para a sociedade e para o setor industrial”, revelou o coordenador.

Colação de Grau - Balsas - 20/08/24

Resiliência e superação

A jornada acadêmica dos graduandos é uma trajetória de dedicação, estudo, trabalho e conciliação com outras atividades e família. Nesse contexto, a colação de grau marca o encerramento de um ciclo e coroa essa jornada. Para os graduados, é um momento de compartilhar a alegria e a satisfação pela conclusão de seus cursos.

Concluindo o curso de engenharia civil, Roney da Silva Gomes, revelou: “Esse foi um período de muitas provações, foi um período de muita resiliência, de muita aprendizado e sabedoria. Hoje, estou muito feliz e concluindo esse curso com chave de ouro aqui na UFMA, Câmpus Balsas”.

Para além da felicidade, a cerimônia também é um momento de nostalgia, em que as dificuldades enfrentadas também são lembradas. Um exemplo disso é o graduado no BICT Hayme Dheymison, que iniciou sua vida acadêmica já com família formada e já empresário. Hayme, que teve que enfrentar a perda de sua mãe, no período da pandemia de covid-19, lamentou a ausência dela na celebração da sua formatura.

“Quando eu entrei na Universidade Federal do Maranhão, foi um momento de muita alegria. Apesar de todos os desafios que superei durante a minha formação, eu nunca desisti”, concluiu o formando.

Por: Geovanna Selma e Ingrid Trindade

Fotos: Dyego Amorim