Centro Acadêmico de Economia promove acolhida aos calouros até o dia 15 de setembro

publicado: 13/09/2022 12h16, última modificação: 14/09/2022 05h15
Sem necessidade de inscrição prévia, a recepção é realizada no miniauditório do Bloco E do Centro de Ciências Sociais, todos os dias desta semana, a partir das 18h

Até o dia 15 de setembro, o Centro Acadêmico Ignácio Rangel – Gestão Joan Robinson promove a recepção aos calouros do curso de Ciências Econômicas. O objetivo é apresentar aos novos alunos as principais orientações sobre a vivência universitária e as principais atribuições que o profissional da área de economia necessita no mercado de trabalho, além de realizar uma integração entre discentes e docentes. A acolhida é realizada no miniauditório do Bloco E do Centro de Ciências Sociais (CCSO), a partir das 18h.

Sem necessidade de inscrição prévia, na programação do evento, está prevista a presença de professores, de representantes do Conselho Regional de Economia e de outros profissionais da área. Para a presidente do Centro Acadêmico, Hannah Maressa, a grande intenção do evento é despertar a paixão pela área e pela Universidade, apesar das dificuldades enfrentadas pelo ensino público superior.

“A maioria dos calouros chegam direto da escola, do ensino médio, onde eles são sempre tutelados. A Universidade é totalmente diferente da escola, pois exige autonomia, mas ninguém aprende isso sozinho. Por isso a acolhida serve para mostrar aos ingressantes como crescer dentro do âmbito acadêmico e a demonstrar como é a rotina do curso que eles escolheram. Assim, recepcionar os calouros é como um ato de empatia, em que a gente observa quais foram as nossas dificuldades e tenta evitar que eles passem por elas”, afirmou a presidente.

Saiba mais

A atual gestão do Centro Acadêmico de Economia é uma homenagem à economista Joan Robinson. Filha de um major do exército britânico, Joan nasceu em 1903, na cidade de Camberley (Inglaterra) e estudou na Universidade de Cambridge (Reino Unido), local onde construiu a sua carreira. Considerada a grande dama da Economia, entre as suas principais contribuições está a crítica e a ruptura ao Modelo de Concorrência Perfeita. Faleceu em 1983, deixando o marido e duas filhas.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro