Notícias
Celebração de 25 anos de fundação da UNITI ocorre hoje, às 17h, de forma on-line
SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira, 3, a Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) completará 25 anos de atividade, com reafirmação e celebração de seu histórico de suporte de mais de duas décadas para a “melhor idade” ludovicense. A comemoração do Jubileu de Prata será feita por meio do Google Meet, conforme convite oficial veiculado pela coordenação do curso. A Uniti provê um espaço de aprendizado, apoio e readaptação para o idoso com ações educativas, apoio psicológico e lazer. O curso tem duração de um ano letivo, com 280 horas aulas, e é direcionado para pessoas com idade superior a 50 anos, ofertando anualmente 120 vagas, divididas em três turmas.
O projeto surgiu em 1995, por meio de uma parceria entre a UFMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (Seaps), com o objetivo de promover melhor qualidade de vida para a pessoa idosa, com integração e apoio para o bom envelhecer. O curso também tem o intuito de fortalecer as ligações sociais do idoso e afirmar o protagonismo social deste como cidadão ativo e sujeito psicoemocional.
Atualmente, em razão da pandemia da covid-19, as atividades estão restritas à modalidade remota. O projeto virtual disponibilizou videoaulas por meio do Youtube e de reuniões em videoconferência, com foco na inclusão digital dos alunos e estímulo ao uso de ferramentas on-line. A iniciativa contribui também para a manutenção da saúde mental, via interações sociais no atual período de isolamento social.
A coordenadora da Uniti, Hortência Gago, coordenadora da Uniti há 21 anos, desde maio de 1999, declarou que todos os momentos são marcantes dentro do projeto. “Oferecemos aos idosos que nos procuram, por meio do Curso de Formação Continuada, a prática de atividades que lhes possibilitem a participação social e política para que possam assumir conscientemente seu processo de envelhecimento e gozem o pleno exercício da cidadania com inserção na sociedade assegurada, além de proporcionar a melhoria a qualidade de vida deles”, completou.
Programação e histórico
A programação do Jubileu de Prata da Uniti, conforme adiantou, contará com exposição de fotos de trabalhos feitos ao longo desses 25 anos e terá a participação do reitor Natalino Salgado, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, e de professores, alunos e convidados. Desde a fundação, A Universidade Integrada da Terceira Idade já atendeu 2.880 idosos, até o ano de 2019. Em 2020, a instituição passou atendê-los de forma virtual, com aulas produzidas em casa pelos professores e postadas de segunda a sexta, duas vezes ao dia no Youtube.
O projeto conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Governo do Maranhão, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). Outra parceria consolidada é com a Prefeitura de Paço do Lumiar, via Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Paço do Lumiar (PrevPaço), ofertando turmas para moradores locais.
Antes da pandemia, a UFMA ofertava todo o suporte presencial, disponibilizando salas de aula, auditórios, espaços para atividades físicas, transporte para atividades externas, materiais de consumo, internet, entre outros. Hoje, em tempos de resguardo pela pandemia de covid-19, a participação dos estudantes nas aulas virtuais foi feita de maneira gradual, devido à adaptação ao novo formato virtual adotado desde junho. “Alguns alunos tiveram dificuldades pessoais no manuseio do celular, falta de internet, etc. Os professores se adaptaram bem, não tiveram problemas e gravam as aulas em casa”, informou a Hortência.
Ela também ressaltou que a equipe da Uniti já trabalha no planejamento para o próximo ano, analisando a possibilidade da continuidade das aulas virtuais, até que se possa voltar com a forma presencial. Estamos trabalhando nesse planejamento desde o mês de novembro. Espero que essa parceria da UFMA, Sesc e Governo continue, é uma união que deu certo e temos levado alegria de viver, vida nova a todos os idosos que nos procuram”, finalizou a coordenadora.
Revisão: Jáder Cavalcante
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Luciano Santos e Andressa Algave
Última alteração em: 03/12/2020 22:15