Núcleo de Produção Audiovisual

Carnaval: saiba como se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis

publicado: 17/02/2023 12h23, última modificação: 17/02/2023 12h32
524441.jpg

O carnaval volta a ser realizado após 2 anos de suspensão devido à pandemia da covid-19.

O período é marcado por muitas festas, diversão e paquera. Dessa forma, é importante se prevenir para evitar o contágio por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Entre as ISTs estão HPV, HIV, herpes genital, gonorreia, hepatites B e C e sífilis. As formas de contágio podem ser por contato sexual desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, objetos cortantes como lâminas de barbear, entre outras.

A ginecologista do Hospital Universitário Unidade Materno Infantil, da Universidade Federal do Maranhão, Giselle Carvalho, fala sobre os riscos e orienta quanto às formas de prevenção das ISTs no período carnavalesco.