Canal Institucional da Diretoria Integrada de Bibliotecas promove live em comemoração pelo Dia do Bibliotecário

publicado: 12/03/2021 20h52, última modificação: 12/03/2021 21h32

Em live transmitida pelo canal institucional da Diretoria Integrada de Bibliotecas (UFMADIB) no Youtube, ocorreu a comemoração alusiva ao Dia do Bibliotecário, nesta sexta-feira, 12, que contou com a presença do reitor Natalino Salgado; da diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), Cenidalva Miranda Teixeira; da chefe do Departamento de Biblioteconomia (DB), professora Dirlene Barros; da bibliotecária e representante do Conselho Regional de Biblioteconomia do Maranhão (CRB-13), Luhilda Silvera; além de docentes do curso, representantes estudantis, alunos e professores convidados.

O curso de biblioteconomia da UFMA foi fundado em 1969, três anos depois da fundação e estruturação da Universidade Federal do Maranhão, somando mais de meio século de história. Segundo o reitor, o Dia do Bibliotecário é uma oportunidade de parar, homenagear e refletir o papel dos profissionais de biblioteconomia na nossa sociedade, enfatizando a importância do conhecimento e da ciência em tempos de pandemia.

“O papel do bibliotecário e da biblioteca são um patrimônio da cultura do nosso país e do mundo. Não basta ter o prédio físico e os livros, se você não tiver o profissional bibliotecário, porque ele faz essa transição entre a estrutura física e leva o conhecimento à população”, ressaltou o reitor Natalino Salgado.

O atual cenário pandêmico no Brasil exigiu que os profissionais de biblioteconomia criassem novas estratégias de trabalho, e a profissão vem contribuindo para que a informação chegue de forma correta aos usuários das bibliotecas. “Esse curso é a nossa vida, a UFMA é a nossa casa, estamos nela há muitos anos e sempre buscamos o melhor para a biblioteconomia maranhense, no Brasil e no mundo”, expressou Cenidalva Miranda, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais da área.

Os eventos organizados para comemorar o Dia do Bibliotecário contaram com a parceria do projeto Biblio Fora da Caixa, canal do Youtube que divulga profissionais, instituições e projetos que apresentem inovações nas áreas de biblioteconomia e ciências da informação. “Nós realizamos uma programação superdiversificada que atendeu aos profissionais e estudantes. Oferecemos cursos em diversas áreas em horários alternativos e plataformas diferenciadas”, explicou Luhilda Silvera, sobre alguns dos trabalhos realizados pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Maranhão (CRB-13).

Saiba mais

Com o tema “Conhecimento para mudar o mundo: informação e bibliotecas para a sociedade”, a Semana do Bibliotecário foi realizada entre os dias 8 e 12 deste mês. O evento foi organizado pela UFMA, juntamente com a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia do Maranhão e outras instituições.

Por: Maria Eduarda Sousa

Produtor: Marcos Paulo Albuquerque