Notícias

Câmpus Pinheiro da UFMA promove atividade de observação astronômica

publicado: 13/09/2023 09h50, última modificação: 14/09/2023 03h57
Campus Pinheiro da UFMA promove atividade de observação astronômica

A atividade de observação astronômica da Superlua ou “Lua Azul” no Câmpus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no último dia 30, foi realizada pelo professor Carlos Costa, do curso de Ciências Naturais/Biologia. Na ocasião, foi disponibilizado para a comunidade acadêmica e o público geral um telescópio CPC 800 GoTo, da marca Celestron, para observação da Lua e de Saturno. O equipamento foi montado no pátio do câmpus e apontado para os corpos celestes.

Em agosto, houve duas fases cheias da Lua. Tal fenômeno raro, que caracteriza a Superlua, é o momento em que o satélite natural fica mais próximo do planeta Terra. Ainda no mesmo mês, pôde-se observar a conjunção da Lua com o planeta Saturno. De acordo com Carlos Costa, o público formou fila para observar o fenômeno, e a grande maioria pôde observar a conjunção dos astros pela primeira vez através das super lentes de um telescópio.

“Há múltiplos objetivos. O primeiro deles foi formar uma imagem real de como se aparenta ser a superfície do nosso satélite natural (a Lua), nas mentes dos observadores. Muitos, antes da observação, mencionavam a ideia de uma imagem de “São Jorge” presente na Lua. Certos contos ou lendas são desmistificados por meio de atividades científicas. Outra pretensão foi “alargar as fronteiras” do nosso planeta Terra. Pois atividades como essas nos permitem falarmos e mostrarmos corpos celestes que estão para além da Terra e que fazem parte do nosso Sistema Solar. Alguns desses corpos celestes são motivos de disputas nas corridas de explorações espaciais entre as nações desenvolvidas. Outro objetivo é popularizar a Astronomia, que fascina a humanidade desde os primórdios” pontuou o professor ao ser perguntado sobre os objetivos da atividade.

Atividades de observação astronômica acontecem sempre que há eventos astronômicos como Lua cheia, eclipses solares e lunares e ainda quando os grandes planetas como Júpiter e Saturno estão visíveis e as condições meteorológicas favorecem a observação astronômica. Esse tipo de ação é sempre direcionada à comunidade acadêmica e ao público em geral.

 

Por: Karina Soares

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: