SEMESTRE LETIVO NOS CÂMPUS

Câmpus Grajaú realiza abertura do segundo semestre letivo da UFMA

publicado: 28/08/2023 10h23, última modificação: 29/08/2023 10h54
Evento foi aberto ao público acadêmico e externo e contou com várias atrações.
Câmpus Grajaú realiza abertura do segundo semestre letivo da UFMA

Dos dias 21 a 23 de agosto, foi realizado o evento de abertura do segundo semestre letivo do Centro de Ciências de Grajaú (CCG) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento teve como público-alvo a comunidade acadêmica da Universidade e também a população grajauense. A solenidade de abertura foi realizada no dia 21 com a palestra Magna: "Inteligência Artificial e Chatgpt: os possíveis impactos na ciência e eduação”, ministrada pelo professor João Bandeira.

Bandeira é professor do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Câmpus Grajaú, e doutor em Engenharia Elétrica, com ênfase em processamento e imagens, pela UFMA. Além da palestra, o evento contou com outras atrações. Ocorreu um momento cultural com música ao vivo protagonizada pelo poeta Luís Carlos e pela assessora na Secretaria de Estado de Direito Humanos, a artista Raiane Guajajara.

Abertura do semestre no campus Grajaú

A programação continuou com a exposição do projeto “Geologia para Todos - Acervo de Rochas e Fósseis”, que trouxe uma coleção de rochas, fósseis e minerais, coordenada pelo professor Luiz Saturnino. E do projeto “Astronomia no Sertão”, que fez a exposição de seus novos equipamentos, como óculos de realidade virtual, novo telescópio, além de realizar experimentos, interagindo com o público.

A vice-diretora do câmpus, Daniele Gaspar, comentou a importância da realização do evento para aproximar a comunidade acadêmica. “É um momento tanto de confraternização quanto, também, para mostrar tudo que a Universidade tem a oferecer à sociedade local.É sempre bom aproveitar oportunidades de levar conhecimento, cultura, ciência e novas tecnologias a toda a população e dessa forma aproximar cada vez mais a Universidade de todos. Tivemos muitas postagens e relatos nas redes de que foi a melhor experiência da vida. O que nos ajuda na divulgação da Universidade”, destacou.

O evento foi encerrado no dia 23, com a observação da Lua e de Saturno, na aldeia Sede Morro Branco, momento em que também houve atrações culturais, artesanato, pinturas corporal e comidas locais.

Por: Bruna Castro