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Câmpus de São Bernardo completa uma década e comemora com atividades virtuais

publicado: 17/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO BERNARDO – Para comemorar os dez anos do câmpus da Universidade Federal do Maranhão em São Bernardo, foram realizadas, nos dias 14 e 15 dezembro, de forma virtual, atividades com a participação do corpo docente, de técnicos-administrativos e de discentes do câmpus. A programação contou com mesas-redondas, palestras, mostra virtual de projetos de docentes do câmpus, oficinas, performance artística, recital de poemas, painel integrado e atividade de encerramento.

Atualmente, o câmpus de São Bernardo é composto pelos seguintes cursos: Licenciatura em Ciências Naturais – Química, Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia, Licenciatura Linguagens e Códigos – Música e Português e o curso de bacharelado em Turismo. Segundo Laura Rosa Costa Oliveira, diretora do Câmpus de São Bernardo e doutoranda em Recursos Naturais e Gestão Sustentável- Universidade de Córdoba/Espanha, toda a equipe de São Bernardo está grata por ter proporcionado a oportunidade de colaborar para melhorar a vida de cada um dos discentes, na qual a Universidade oportunizou conhecimento.

“Os frutos recolhidos, ao longo dessa década, foram muito bons: ex-alunos foram aprovados em Programas de Pós-graduação, em concursos estaduais e municipais, e da própria e da própria UFMA, tornando-se funcionários efetivos e professores substitutos. Esperamos que se tenha a ampliação e criação de novos cursos de graduação, outras especializações, aprovação de mestrado e doutorado em nosso câmpus. Continuamos firmes no desenvolvimento de um bom trabalho, por meio da execução e do desenvolvimento de vários projetos”, declarou.

Câmpus de São Bernardo completa 10 anos - 14-12-2020

Conheça os projetos desenvolvidos pelos cursos do Câmpus

Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia

• Os desafios da prática pedagógica: promover tessituras de teorias, metodologias e práticas no ensino de sociologia, contribuindo para a proposta e implementação de novas metodologias didáticas.

• História Indígena na Microrregião do Baixo Parnaíba Maranhense: realizar a (re)construção da história dos povos ameríndios da microrregião do Baixo Parnaíba Maranhense na interface entre a História e Antropologia;

• Educação, Cultura e Direitos Humanos: desenvolver atividades que promovam uma formação teórica, metodológica e pedagógica sobre as temáticas da cultura e dos direitos humanos em São Bernardo.

• Trabalho doméstico - cidadania e equidade de gênero: compreender os diferentes contextos e trajetórias das trabalhadoras domésticas maranhenses que possam contribuir para a formação de uma agenda de acesso aos seus direitos;

• Cinema e Educação: linguagens, mídias sociais e performances no ensino de sociologia na rede pública de São Bernardo. Este projeto de ensino propõe a realização de debates acerca do conteúdo da disciplina de sociologia, a partir da utilização de filmes, bem como de outras linguagens e expressões, contribuindo para processos educativos eficazes e dinâmicos;

• Educação para a conservação e preservação das bacias hidrográficas: possibilita a construção da cidadania ambiental junto aos alunos do 6º ao 9º ano do município de São Bernardo, a partir da operacionalização de conceitos da educação ambiental, com o intuito de construir coletivamente, em articulação com o cotidiano das escolas públicas e das comunidades nas quais estão inseridas, reflexões, investigações e propostas de intervenção pedagógicas, tendo como foco, as condições socioambientais e os usos sociais da Microbacia do Rio Buriti no Baixo Parnaíba, localizada na Bacia do Rio Parnaíba, leste maranhense;

• Interdisciplinaridade, letramento e educação ambiental: construção de práticas de leitura e escrita e de metodologias de ensino-aprendizagem no ensino fundamental maior; trabalhar a educação ambiental, em uma perspectiva do letramento, transversal e inter/transdisciplinar, a partir da construção de experiências de projetos de leitura e escrita na escola pública municipal Unidade Integrada Bernardo Alves Rodrigues, localizada na cidade de São Bernardo.

Licenciatura em Ciências Naturais/Química

Desenvolvimento do projeto de pesquisa “modelagem e adequação de experimentos para o ensino de química numa perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA)”, com a participação de oito discentes; projeto de extensão “Química nas escolas: integrando a teoria à prática”, que envolve cinco estudantes. Além disso, o curso promove cinco projetos de ensino, contemplando 50 discentes:

• Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química: teoria e prática nas escolas;

• A experimentação como prática docente para o ensino de Química: desenvolvimento de competências e habilidades;

• Letramento científico: um desafio sem tamanho;

• Grupo de Ensino e Pesquisas em Física (GPEF);

• Desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas no curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química.

 

Licenciatura Linguagens e Códigos/ Português

• Projeto de pesquisa filiação teórica e produção científica - análise dos periódicos maranhenses: estabelecer reflexões sobre a produção científica que circula em revistas acadêmicas de Instituições em Ensino Superior (IES) do Maranhão;

• Subprojeto Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa: objetiva promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, estimulando, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica;

• Grupo de estudo e pesquisa sobre formação e prática docente de línguas, práticas de linguagem e memórias do ensino de espanhol no Maranhão;

• Memórias do espanhol em terras maranhenses - traçando fios, tecendo histórias - pesquisa as memórias que constitui o ensino da língua espanhola no Estado, documentando as vivências, percursos e experiências das instituições de ensino que fizeram/fazem a formação nesta área do conhecimento;

• A relação entre as línguas neolatinas - O caso do português e do espanhol: reconhece a natureza formativa das línguas neolatinas no percurso formativo da Licenciatura em Linguagens e Códigos do Campi.

• Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa - gêneros discursivos impressos e digitais: Destinado aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Nilza Coelho Lima. O projeto surgiu da necessidade de problematização do ensino de leitura e produção de texto no contexto educacional bernardense, visando a uma discussão teórico-metodológica sobre o ensino de gêneros discursivos impressos e digitais, com foco na leitura e escrita;

• Dialogando na escola - em foco os temas que emergem da realidade: Contempla estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Nilza Coelho Lima e do ensino médio da escola Centro de Ensino (CE) Déborah Correia Lima. Este projeto interdisciplinar, fundamenta-se na integração das dimensões de ensino, pesquisa e extensão, visando promover, desde o início do curso, a inserção do discente nos processos de teorização, investigação, intervenção técnico-científicas e socioculturais, aproximando-os da escola, sob o diálogo de temas importantes (respeito as diferenças, bullyng, violência escolar, trabalho infantil, drogas, gravidez na adolescência, diversidade cultural, morte/suicídio, indisciplina, abuso infantil, direitos e deveres e projeto de vida). Contribui no fortalecimento da escola, das famílias, dos alunos e dos professores em seu cotidiano.

Curso de Bacharelado em Turismo

• Projeto de pesquisa “Agentes do desenvolvimento: educação e cultura na cabeça, artefatos na mão e o turismo como opção”, envolve três alunos bolsistas e colabora com o processo de ensino-aprendizagem por meio dos estudos do desenvolvimento em relação com os estudos culturais, tendo por objetivo aprimorar as economias de mercado, situando os discentes enquanto agentes do desenvolvimento local;

• Projeto de extensão “Economistas comunitários: cultura e turismo de base local”, tem a participação de três alunos bolsistas e tem a finalidade de incentivar as economias locais de mercado por meio dos produtos culturais, utilizando-se do conceito e das metodologias da economia interpretativa mediada pelas possibilidades de inserção do turismo de base local.

• Projeto de extensão “TBC Pedagógico, Limpa São Bernardo, Coletivo Diversidade no Cotidiano”, projeto de incentivo ao turismo (Prointur), desenvolvido por alunos como atividade avaliativa para a obtenção de nota da disciplina de projetos turísticos;

• Visita técnica ao município de Paulino Neves, com o objetivo de analisar o desenvolvimento turístico da região, conhecida como Pequenos Lençóis Maranhenses, bem como os impactos socioambientais ocasionados pelo Parque Eólico;

• Observatório de cultura e turismo da região do Baixo Parnaíba Maranhense:  Implantar um observatório de turismo e cultura na região do Baixo Parnaíba Maranhense por meio de processos investigativos;

• Projeto de ensino Foco Acadêmico - educação patrimonial em São Bernardo: disseminar a valorização do patrimônio no município.

• Grupo de Estudo em Comunidades Tradicionais, Território e Meio Ambiente (Comtemma), que objetiva promover discussões e debates sobre comunidades tradicionais, território e meio ambiente;

Curso de Licenciatura Linguagens e Códigos - Musica 

- Canto, Ecologia Sonora e Inovação - Este projeto trata da relação entre três áreas do saber, o canto, a ecologia sonora e a inovação, sob a esfera multidisciplinar. Em termos metodológicos, partindo do delineamento das ações, estratégias e abrangência dos temas pesquisados, se encaixa na pesquisa artística, também conhecida mundialmente como artistic research. O objetivo geral do projeto é desenvolver práticas de desenvolvimento vocal que possam denotar as relações intrínsecas as três vertentes, seja ela pedagógica ou tecnológica;

- A pesquisa artística na sala de aula: desenvolve estudos das práticas de performance, como elo de ligação entre princípios básicos da educação musical e as vivências artísticas dos alunos e arte afro-brasileira.

Grupo de pesquisa “Todos os Sons”: Desde 2017, com novo currículo, o Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Música tem desafiado o corpo docente a estabelecer práticas inovadoras para a pesquisa em música, revelando a pesquisa artística como caminho possível. A necessidade de definição, por ser uma área em exploração, é um convite à produção de conhecimento sobre o assunto em língua portuguesa. Os materiais e pesquisas sobre pesquisa artística estão, em sua maior parte, publicados em língua inglesa e são desenvolvidos por instituições do norte europeu.

- Grupo de pesquisa Arte, Educação e Inclusão;

- Observatório da formação de professores no âmbito do ensino de Artes: estudos comparados entre Brasil e Argentina;

- Grupo interdisciplinar de estudos e pesquisas sobre as cidades (Citadinos);

- Laboratório de Pesquisa Sociológica Pierre Bourdieu;

- Laboratório de Pesquisa Artística.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus de São Bernardo
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 18/12/2020 17:56