Câmpus de Pinheiro recebe novo docente para o curso de Engenharia de Pesca

publicado: 21/07/2022 10h10, última modificação: 09/08/2022 14h25
Câmpus de Pinheiro recebe novo docente para o curso de Engenharia de Pesca.jpeg

Tomou posse no dia 20 de julho, às 15h, como professor efetivo, o Bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2010), Marcelo Costa Andrade.

Natural de Jauru, Mato Grosso, o novo docente é Mestre e Doutor em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (2013 e 2017) na área de conhecimento Biodiversidade Aquática, com período de doutorado na Texas A&M University (2016) no Department of Wildlife and Fisheries Sciences, Estados Unidos e Pós-Doutorado pela UFPA.

O docente atuava na Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2008 como pesquisador e como orientador de mestrado e doutorado desde 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) e, também, pelo Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP), ambos da UFPA, campus de Belém. Seu trabalho é voltado principalmente para a área de ecologia de organismos aquáticos, onde sua atuação é dirigida para pesquisas sobre dieta, fontes alimentares, fluxo de energia e pesca de organismos tais como peixes, moluscos, quelônios, crocodilianos e mamíferos aquáticos.

O professor tem experiência em monitoramento da biodiversidade de áreas sob ação antrópica, executando pesquisas em diversas temáticas, como biodiversidade e conservação de organismos aquáticos, poluição aquática e diversidade taxonômica e molecular. Além de experiência na área da docência ministrando disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP), o docente tem mais de 160 trabalhos escritos, entre periódicos científicos, livros, capítulos de livros e resumos de anais em congressos.

O docente revela as suas perspectivas diante desse novo ciclo que se abre e de novos desafios que virão. “As minhas expectativas são as melhores, sou engenheiro de pesca e lidarei com a formação de novos engenheiros de pesca da UFMA, no câmpus de Pinheiro.  Acredito que o meu principal desafio será atuar na Baixada Maranhense, pois é uma área completamente nova para mim, mas tenho certeza de que os colegas que já atuam na área irão colaborar com os projetos que tenho em mente para desenvolver na região”, afirma o professor.

Por: Emerson Diniz