Câmpus de Grajaú promove estratégias e ações de ambientação remota para recepcionar os calouros

publicado: 05/02/2021 10h50, última modificação: 05/02/2021 12h06
1 | 2
2 | 2

Abordando, na quinta-feira, 4, a temática “A assistência estudantil e o novo normal: serviços do Núcleo de Assistência Estudantil em tempos de pandemia”, em palestra ministrada pela psicóloga Lizandra Cunha, o Câmpus de Grajaú deu continuidade à Semana de Acolhimento Virtual, que seguirá até hoje, 5, e é transmitida via Google Meet.

Pensando nos desafios de começar o calendário acadêmico em meio a uma crise sanitária e humanitária, o evento tem como objetivo ambientar os novos alunos em relação ao uso de tecnologias educacionais no ensino remoto, divulgar os serviços oferecidos pela instituição e apresentar-lhes as oportunidades em ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil.

Com base nessa proposta, a recepção dos calouros foi pensada a partir da análise do perfil dos alunos do câmpus. “Na maioria das vezes, esse estudante é o primeiro da sua família a entrar no ensino superior e está vivenciando um processo de transição para a vida adulta que por si só já traz muitos desafios, e esse ingresso na universidade acarreta novas demandas acadêmicas, sociais, vocacionais”, apontou Lizandra, que também faz parte da organização da Semana de Acolhimento Virtual.

A Semana oferece, ainda, espaços de acolhimento, socialização e orientação para os 120 estudantes que começarão a estudar na UFMA nos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas - Geografia e Licenciatura em Ciências Naturais - Química.

Ciclo de Palestras

Ontem também foi iniciado o Ciclo de Palestras e, segundo a psicóloga do Câmpus de Grajaú, Lizandra Cunha, este momento foi planejado para apresentar os serviços disponíveis na Universidade. “Vamos apresentar sobre o funcionamento da UFMA nesse momento de distanciamento social, enfatizando os serviços da assistência estudantil e seu acompanhamento psicológico, pedagógico e social. Haverá palestras sobre como concorrer à bolsa e auxílios da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e um diálogo sobre as informações utilitárias da biblioteca”, contou Lizandra.

Em sua palestra, a psicóloga frisou as transformações desse novo ciclo na vida dos estudantes. “Busquei enfatizar os desafios enfrentados pelos alunos nessa transição entre o ensino médio e o superior, como, por exemplo, as adaptações necessárias em relação ao ritmo de aulas, estratégias de aprendizagem, métodos de estudo e avaliação, e como os serviços da Universidade podem ajudá-los nesse processo”, explicou.

E algumas estratégias já foram colocadas em práticas, continuou Lizandra. “Este ano tivemos um novo desafio, que foi a distância física e a necessidade de prepará-los, também, para o ensino-aprendizagem de modo remoto. Então, acrescentamos como estratégia o contato com cada aluno via e-mail e, assim, os convidamos para entrar no grupo de WhatsApp com o objetivo de apresentar os aplicativos e plataformas que seriam usadas para terem acesso as oficinas e as discussões da semana de calouro”, revelou.

Bate-papo de sexta

Finalizando a programação da Semana do Calouro Virtual, hoje, 5, será realizada, às 16h, a Oficina de Currículo Lattes, ministrada pelo acadêmico do curso de Ciências Naturais e bolsista do Programa de Educação Tutotial da UFMA, Fernando Machado, e a live “De aluno para aluno”, que ocorrerá às 18h30, com membros do Centro Acadêmico de Geografia, do Centro Acadêmico Química e do Diretório Acadêmico, e que contará com apresentação musical, momento para compartilhar dicas e experiências, esclarecimento de dúvidas dos alunos e trote virtual.