Notícias

Câmpus de Codó exibiu filme “Pureza” para conscientizar a população sobre trabalho escravo

publicado: 19/05/2022 11h37, última modificação: 19/05/2022 14h12

No dia 12 deste mês, foi realizada, no Câmpus de Codó, a pré-estreia social do filme “Pureza”, que proporcionou mais que uma tarde de entretenimento para a comunidade acadêmica local: o público também participou de debates para conscientização sobre o trabalho escravo, em que oficializaram a criação de um órgão municipal de combate à escravidão moderna.

O dia também serviu para celebrar as raízes da cultura negra e alertar a comunidade acadêmica e a sociedade civil sobre o trabalho escravo em Codó, considerada a maior cidade no número de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão do país, de acordo com dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas.

A exibição do filme “Pureza” foi parte de uma programação que conscientiza o público sobre a ocorrência, em que, além da presença de autoridades municipais, foram feitas atividades que valorizam a cultura regional da cidade. A ação contou com a presença de parte do elenco para contar mais detalhes da produção cinematográfica, que já foi exibida em outras cidades do estado.

Os atores também participaram de uma conversa que conscientizou o público sobre o preconceito com a população negra, as novas configurações de trabalho escravo e sobre detalhes da história que baseou a produção do filme. Uma das organizadoras do evento, Elenilde Lima, afirma que a importância da exibição do filme serviu de alerta e prevenção para mostrar como ocorre o trabalho escravo.

“Quando um trabalhador assiste ao filme, ele entende a mecânica do trabalho escravo, como ocorre o aliciamento, porque seus documentos são confiscados e como ocorrem as dívidas que os patrões criam para os empregados, para que sempre permaneçam nos seus locais de trabalho. E, pelo filme, também entende como podemos ajudar aquelas pessoas que são escravizadas”, destacou Elenilde.

Na ocasião, foi apresentado o Plano Municipal de Combate ao Trabalho Escravo (PMCTE) de Codó, em que uma comissão desenvolverá propostas de ações e planos para o combate da escravidão contemporânea no município.

A estreia nacional ocorre hoje, 19 de maio, nos cinemas de todo o país. Já as as exibições sociais ocorrem em cidades onde o trabalho escravo é mais evidente, para chamar atenção da sociedade local para o fato.

Sobre o filme

Pureza é uma produção baseada em fatos reais, dirigida por Renato Barbieri e que conta a história de uma mãe maranhense de mesmo nome do filme que desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar o filho da escravidão contemporânea na Amazônia Brasileira. Sua trajetória de luta foi reconhecida internacionalmente e, assim, em 1997, recebeu em Londres o Prêmio Antiescravidão oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International, a mais antiga organização abolicionista em atividade

Veja para mais informações sobre “Pureza” no site do filme

Confira o trailer:

Por: Carlos Alcântara

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: