Câmpus de Chapadinha recebe visita de alunos da escola “O Pequeno Príncipe”

publicado: 07/11/2023 16h51, última modificação: 08/11/2023 20h21
Câmpus de Chapadinha recebe visita de alunos da escola “O Pequeno Príncipe”

Na manhã desta terça-feira, 7, um grupo formado por quarenta alunos do ensino fundamental II da escola “O Pequeno Príncipe” fez uma visita ao Centro de Ciências de Chapadinha. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os estudantes da Universidade, além de proporcionar novas experiências e incentivar o ingresso no ensino superior. “Esse conhecimento sobre a UFMA e o que ela oferece aqui no nosso município pode trazer muitos benefícios no futuro, principalmente quando eles forem ingressar no ensino superior”, explicou Ana Carolina, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da escolaO Pequeno Príncipe”.

Durante a visita ao Câmpus de Chapadinha, os estudantes conheceram laboratórios e a Casa de Vegetação (estufa), além das pesquisas desenvolvidas no CCCh. De acordo com a discente do sétimo período do Curso de Agronomia Girlene Santos, a estufa é o local onde são manuseados os experimentos e testados os substratos que vão se adaptar às culturas escolhidas pelos pesquisadores. “Estamos trabalhando com o quiabo e a vinagreira, numa pesquisa que busca detectar as patologias de planta, porque essas espécies são mais resistentes a doenças e fáceis de diagnosticar em campo. Temos ainda variedades como o feijão de corda, que serve para testar doenças e também fazer experimentos de TCC.”, frisou.

A estudante do 8° ano do Ensino Fundamental II Erika Stacey Andrade Neves conta que é a primeira vez que ela visita o Câmpus de Chapadinha e achou muito interessante a experiência. “A gente estava no laboratório para saber sobre plantas, doenças de plantas em geral. Não é todo mundo que tem a curiosidade de procurar, de saber o que aquela planta tem ou deixa de ter. E eu achei muito interessante, porque a gente cria uma vontade de querer conhecer cada vez mais coisas novas”, declarou a estudante.

Segundo a professora do Curso de Agronomia do CCCh e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Fitopatologia (GPFITO), Izumy Pinheiro Doihara, este tipo de ação contribui de forma significativa para despertar no aluno o desejo de entrar para a Universidade. “A gente observa que os alunos são muito curiosos, até mesmo porque é uma vivência nova para eles, diferente da que geralmente costumam ver na escola. Percebo que eles gostam demais. Para mim, como professora da UFMA, é uma satisfação muito grande recebê-los. Buscamos sempre essa parceria, para poder proporcionar esse momento para que eles conheçam melhor a nossa Instituição”, comentou.

Por: Ivandro Coêlho