Câmpus de Chapadinha recebe representantes Embrapa Meio Norte e da Agerp

publicado: 08/06/2023 10h34, última modificação: 11/06/2023 22h37
Na pauta, ações e parcerias institucionais que podem trazer resultados positivos para a universidade e para a agricultura na região do leste maranhense
Câmpus de Chapadinha recebe representantes Embrapa Meio Norte e da Agerp

O Centro de Ciências de Chapadinha recebeu, na manhã dessa quarta-feira, 7, a visita de representantes da Embrapa Meio-Norte para discutir ações de pesquisa e parcerias institucionais que podem trazer resultados positivos para a agricultura na região do leste maranhense. A equipe da Embrapa Meio-Norte foi recebida pelo diretor do Câmpus de Chapadinha, professor Marcos Antônio Delmondes Bomfim, e por professores dos cursos de Engenharia agrícola, Zootecnia, Ciências Biológicas e Agronomia.

Durante o encontro, a equipe da Embrapa Meio-Norte e os professores da UFMA iniciaram as tratativas sobre a participação de pesquisadores do Câmpus de Chapadinha em um projeto envolvendo a temática da integração lavoura-pecuária-floresta, a ser desenvolvido numa fazenda da região. “Queremos otimizar os recursos e agregar competências”, explicou o representante da Embrapa Henrique Antônio de Sousa. Segundo ele, tanto a Embrapa quanto a UFMA já desenvolvem ações no leste maranhense, especificamente, na região de Chapadinha. “Então, se nós conseguirmos agregar esforços e aumentar a eficiência na entrega de resultados de pesquisa que possam fazer diferença para o setor produtivo, isso será extremamente importante”, destacou.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, Marcos Bonfim, após essa conversa inicial, a UFMA vai formalizar todas as tratativas para, em seguida, identificar os pesquisadores do CCCh que podem contribuir com a ação. Para Bonfim, essa parceria é fundamental para a Universidade, uma vez que fortalece cada vez mais o Câmpus de Chapadinha. “Essa iniciativa é importante porque viabiliza mais a área de atuação e de trabalho para o pessoal da pós-graduação, além de ser uma oportunidade para que os alunos da graduação possam fazer seus estágios e TCCs”, ressaltou o diretor.

O professor do curso de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências de Chapadinha Nítalo André Farias Machado considerou o encontro bastante produtivo. Segundo o pesquisador, a Embrapa é uma instituição respeitada na área de pesquisa agrícola e vem atuando bastante na região do leste maranhense. “Essa parceria vai possibilitar à gente realizar trabalhos de grande impacto, que vão melhorar tanto a nossa capacidade de alcançar projetos e financiamentos, como também aumentar a qualidade da nossa pesquisa aqui na pós-graduação”, declarou.

Piscicultura - Na terça feira, 6, o Câmpus de Chapadinha recebeu outra visita importante, a do engenheiro de pesca da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP) Luís Evangelista Rocha. Na ocasião, o técnico da Agerp visitou diversas instalações do Centro de Ciências Agrárias, entre eles, a biblioteca, o laboratório de peixes e o prédio do FINEP, e conversou com discentes e com o diretor do Câmpus de Chapadinha sobre projetos voltados para a psicultura. “Nós identificamos que o Centro de ciências de Chapadinha trabalha com a área de nutrição,  por isso viemos conversar com os profissionais que trabalham nessa área, a fim de identificar quem pode ajudar dentro do contexto que nós estamos pesquisando também agora, que tem a ver com alternativas de ração para psicultura”, frisou o profissional.

Por: Ivandro Coêlho

Revisão: Jáder Cavalcante