Câmpus de Chapadinha recebe representante da Embrapa Cocais

publicado: 02/03/2023 18h13, última modificação: 03/03/2023 07h18
Objetivo do encontro é estabelecer contatos e formar uma rede de colaboração institucional que envolva pesquisadores de diversas áreas

O Centro de Ciências de Chapadinha recebeu, na tarde de ontem , 1º de março, a visita do novo chefe-geral da Embrapa Cocais, Marcos Aurélio Delmondes Bomfim. O encontro ocorreu no auditório do CCCh e teve como objetivo estabelecer contatos com os pesquisadores, divulgar o plano de trabalho da Embrapa Cocais, levantar informações e fortalecer os laços institucionais entre esta instituição e a UFMA.

De acordo com o representante da Embrapa Cocais, a ideia de visitar o CCCh se deu pelo fato de este ser um Câmpus que tem mais vocação agrícola, ou seja, de estar mais voltado para a área de agrárias. A intenção nesse novo ciclo de gestão junto à Embrapa, segundo Bomfim, é aumentar a parceria entre diversas instituições, a fim de tentar resolver alguns gargalos tecnológicos do agro no maranhão.

Queremos formar uma rede de pesquisadores, conhecer as competências que existem na universidade, na Embrapa, nos institutos federais e, à medida que as demandas forem surgindo, a gente possa rapidamente localizar os grupos de pesquisa capazes de atender a essas necessidades, buscando os recursos para conduzir os projetos. Com isso, podemos nos organizar melhor e colocar essa força toda que existe de forma integrada, no sentido de ajudar o estado a se desenvolver”, explicou Marco Bomfim.

Participaram da reunião o diretor do CCCh, professor Marcos Antônio Delmondes Bomfim, irmão do chefe-geral da Embrapa, além de professores e coordenadores dos cursos de Zootecnia, Biologia, Agronomia e Engenharia Agrícola. Também estiveram presentes estudantes e técnicos administrativos.

Para o diretor do CCCh, há uma intenção muito forte de se fortalecer a parceria que existe entre as universidades, os institutos federais e a Embrapa. Nesse contexto, a UFMA não poderia se ausentar, principalmente o Centro de Ciências de Chapadinha, que, segundo ele, é o que mais se identifica com as atividades que a Embrapa desenvolve.

Nós temos pesquisadores, laboratórios, alunos e um ambiente bem-diversificado que pode colaborar para fortalecer essa iniciativa. Então, para nós, do CCCh, é uma satisfação receber a Embrapa e poder identificar os pontos em comum, a fim de complementar nossas atividades de pesquisa e consolidar as parcerias”, frisou Marcos Bomfim.

O coordenador do curso de Engenharia Agrícola do CCCh, professor Jordânio Inácio Marques, também participou da reunião e considera muito importante a proposta de criação de uma ampla rede de pesquisa no Maranhão voltada para o agro. “É fundamental essa proposta de desenvolvimento do agro, que também é nosso foco. Nesse sentido, acho que a criação desse grande grupo de pesquisa juntando várias instituições — Ifma, Uema, UFMA, etc. e instigado pela Embrapa  é um passo importante e que pode trazer nos grandes frutos”, destacou.

Saiba mais

A Embrapa Cocais foi criada em dezembro de 2009, com sede em São Luís, capital maranhense. Possui também uma Unidade de Execução de Pesquisa no município de Balsas e um Campo Experimental no município de Arari. Desde sua criação,  tem realizado trabalhos com foco em pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia em temas relacionados a diversas cadeias produtivas e voltados a diferentes públicos e demandas. Orienta-se em torno de dois grandes eixos: o primeiro trabalha com a sustentabilidade, pensando na produção agrícola de comodities (soja, milho e algodão). O segundo, com a inclusão produtiva de pequenos agricultores (grupos tradicionais de quebradeiras de coco, quilombolas e também os que atuam com roça de toco).

Por: Ivandro Coêlho