Câmpus de Chapadinha promove II Workshop em Engenharia Agrícola com discussão sobre tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento profissional

publicado: 24/10/2023 16h43, última modificação: 24/10/2023 17h10
O evento vai reunir pesquisadores da UFMA e de outras universidades brasileiras

O Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh-UFMA) realiza, de 25 a 27 deste mês, o “II Workshop em Engenharia Agrícola”, que este ano traz como tema “Tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento profissional para um Maranhão produtivo e inovador”. O evento é direcionado a estudantes, professores e produtores agrícolas interessados em conhecer o profissional de engenharia agrícola e sua forma de atuação, além das pesquisas que estão sendo desenvolvidas nessa área.

Durante o encontro, serão realizadas palestras, mesas-redondas minicursos com professores da UFMA e de outras universidades brasileiras, além de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA). Também haverá estandes com produtos e tecnologias das empresas patrocinadoras, premiações, homenagens e distribuições de brindes aos participantes.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Agrícola do CCCh, Jordânio Inácio, a programação do evento está bastante variada, e atende a demandas tanto de pesquisadores e alunos, como de produtores da região. Estamos trazendo grandes palestrantes, a exemplo do engenheiro agrícola José Wallace Barbosa do Nascimento, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que é um dos mais bem-conceituados pesquisadores na área de projetos de silos para armazenamento de grãos do Brasil”, ressaltou o coordenador. Wallace ministrará a palestra “unidades armazenadoras de grãos: importância e riscos”.

Jordânio Inácio também destacou a participação de Gisele Ingrid Gadotti, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (ABEAG) e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Trata-se de uma pesquisadora muito bem-conceituada na área de ciência e tecnologia de sementes”, frisou. Para Jordânio, será uma discussão muito importante, principalmente, para os produtores locais, pois atende à necessidade do desenvolvimento de sementes adaptadas para a nossa realidade. Giselle Gadotti fará a palestra “Boas práticas no processamento de sementes”.

O evento contará, ainda, com a participação da professora Franciele Morlin Carneiro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que ministrará a palestra “Integrando sensoriamento remoto e inteligência artificial para otimizar a agricultura de precisão”. A pesquisadora é ligada à área de agricultura de precisão e tratamento de dados. “Franciele é muito conceituada nessa área, então ela vai trazer informações importantes para os nossos alunos também para o setor agrícola daqui, sobre as pesquisas dela, o que ela tem desenvolvido, quais são as últimas tendências da sua área”, declarou Jordânio.

O II Workshop de Engenharia Agrícola conta com o apoio da direção do CCCh, do Diretório Central dos Estudantes, da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (ABEAG) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA). Também conta com a colaboração das empresas Progresso Sementes, Produceres, Polo Agrícola, Agrowise, RV Construtora, Lavronorte, Sementes Pampeana, Cachaça Vale do Brejão.

Por: Ivandro Coêlho