Palestras, apresentações dos cursos e de grupos de pesquisa marcam o evento nos dias 13 e 14 de abril

Câmpus de Chapadinha promove 10ª Semana de Integração

publicado: 14/04/2023 15h52, última modificação: 14/04/2023 19h50
Foto 1.jpeg

O Centro de Ciências de Chapadinha iniciou ontem, quinta-feira, 13, a 10ª da Semana de Integração, que este ano traz como tema "Integração, Desenvolvimento e Fortalecimento Institucional".

O evento é dirigido aos alunos ingressantes do primeiro semestre de 2023 e busca promover maior interação entre a comunidade acadêmica e as entidades de pesquisa, ensino, extensão, empreendedora, desportiva e política do CCCh.

A cerimônia de abertura contou com a participação de professores e alunos dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ciências Biológicas, além de técnicos administrativos, coordenadores e do diretor do Câmpus CCCh, professor Marcos Antônio Delmondes Bomfim. Em seu discurso, Bomfim lembrou a trajetória do Câmpus de Chapadinha e apontou o crescimento da instituição ao longo dos 16 anos de existência.

“Atualmente, nós temos dois mestrados, um de ciência animal e o outro de ciência ambiental, destinados aos alunos com aptidão para seguir na carreira científica. Também temos um quadro de mais de 67 professores com doutorado, biblioteca ampla e toda uma estrutura logística que a universidade oferece, a fim de que a formação de vocês seja a melhor possível”, destacou o diretor.

Marcos Bomfim lembrou ainda que todos os cursos do CCCh têm boa classificação, e que muitos estudantes que ainda estão terminando a graduação conseguem ingressar no mercado de trabalho. “Muitos alunos mal terminam o estágio e já saem empregados. São oportunidades para a vida profissional e para o currículo geradas pela UFMA.”

O coordenador do curso de Ciências Biológicas, Régis Catarino da Hora, desejou boas-vindas aos novos alunos e conclamou os estudantes a participarem mais ativamente da vida acadêmica. “Vistam a camisa da Universidade, insiram-se nos projetos e nas atividades que a Universidade oferece. Existem muitas bolsas de assistência estudantil, inclusive para quem é de fora. Vocês terão à disposição vários professores com projetos em diferentes áreas, e isso abre um leque de opções”, enfatizou.

Após a abertura do evento, os participantes assistiram a palestras com os professores Zinaldo Firmino da Silva, Washington da Silva Sousa, Jardel Oliveira Santos e Edmilson Igor Bernardo de Almeida, representantes junto às coordenações dos cursos do CCCh.

A programação da Semana encerra-se nessa sexta-feira, 14, com apresentação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Empresa Júnior (AGOROPEC JR), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA Jr) e das atléticas. Também haverá apresentação de outros setores do CCCh, tais como secretaria acadêmica, secretaria de assistência estudantil, psicologia e biblioteca.

Para o aluno do primeiro período de Agronomia Ray Araújo Costa Sousa, além de ser um momento de integração, o evento também foi uma oportunidade para conhecer melhor os cursos e o CCCh. “Foi uma oportunidade para compreender as possibilidades de atuação na minha área, para ver como é possível a relação do engenheiro agrônomo com outros profissionais. Também gostei bastante da apresentação dos grupos de pesquisa. Foi muito importante porque abriu meus olhos para outras coisas. Mostrou o universo que existe dentro da UFMA”, declarou.

A 10ª Semana de Integração é uma realização do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também conta com o apoio da Empresa Júnior (AgropecJr), do programa composto por discentes dos cursos relacionados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREAjr) e das atléticas desportivas (Dominância, Seiva Bruta e Maquinária). Além disso, teve ainda a parceria com uma escola de habilidades voltada para a engenharia (Grupo Voitto).

Por: Ivandro Coêlho