Notícias

Câmpus de Chapadinha é sede da seleção de equipes para a Mostra Brasileira de Foguetes

publicado: 30/04/2024 14h32, última modificação: 30/04/2024 14h32
Câmpus de Chapadinha é sede da seleção de equipes para a Mostra Brasileira de Foguetes

Entre os dias 30 de abril e 02 de maio, o Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza a seleção das equipes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Mostra Brasileira de Foguetes, a iniciativa é da Escola o Pequeno Príncipe com o apoio dos bolsistas do Program The Globe e membros do Laboratório de Tecnologia e Inovação Rural – Inovar. 

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada nacional inteiramente experimental, que consiste na construção e lançamento de foguete, a partir de uma base, com a finalidade de lançar o mais distante possível. Os materiais são confeccionados com material reciclado (PET), por alunos da rede de ensino públicas ou privadas da zona urbana ou rural, individualmente ou em equipes, onde alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio podem participar.  

Maria Clara, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Pequeno Príncipe, comentou sobre a experiência vivida. “Hoje estamos aqui no campus da UFMA, testando o foguete e colocando em prática os conhecimentos que estamos adquirindo em sala de aula e tendo uma experiência sensacional. Além de adquirir conhecimento, a gente está realizando um experimento que pode servir para alguma coisa no futuro”, expressou Maria Clara. 

Já para Guilherme Strobel morador da zona rural do município de Mata Roma, cidade próxima a Chapadinha, e aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Pequeno Príncipe, “esse experimento que estamos tendo hoje com o lançamento de foguetes é algo que tem a agregar muito em nossas vidas tanto escolar como profissional futuramente e é uma experiência muito agradável que traz para fora da sala de aula aqueles conselhos que a gente vê em nosso cotidiano”, pontuou o estudante. 

A coordenadora pedagógica do ensino fundamental da escola Pequeno Príncipe Chapadinha, Ana Caroline, compartilha a emoção em proporcionar experiência únicas para os alunos. “Testemunhamos o emocionante lançamento de foguetes, fruto do esforço conjunto de alunos, professores e comunidade escolar. Este evento destaca o compromisso da escola em oferecer oportunidades de aprendizado prático e inovador, com o Centro de Ciências de Chapadinha, desempenhando um papel crucial ao proporcionar o espaço necessário. Além de proporcionar uma experiência única, a iniciativa visa expandir as perspectivas dos estudantes em relação ao ensino superior, apresentando-lhes as oportunidades oferecidas pela Universidade Federal do Maranhão. Expressamos nossa profunda gratidão por essa oportunidade e pela recepção calorosa recebida”, declarou a coordenadora. 

Para o discente em Agronomia Max Almeida, que é membro do Laboratório de Tecnologia e Inovação Rural – Inovar, o momento é único. “Mostra que, apesar das adversidades na formação da classe secundarista, as escolas buscam mostrar os diferentes segmentos na pesquisa, ensino e extensão e consocia teoria à prática, além de estimular os alunos a buscarem mais conhecimento em diferentes áreas de atuação”, disse Max. 

Para a discente em zootecnia e bolsista de extensão do Projeto práticas em Ciências Agrárias e Ambientais, Maria Gabriela, “este momento reveste-se de importância para os alunos, os quais, munidos de conhecimentos teóricos, agora têm a oportunidade de aplicá-los na prática, contando com o apoio dos universitários tanto dos projetos de extensão quanto do laboratório do Centro de Ciências de Chapadinha”. 

As equipes classificadas irão ser convidadas a participar das Jornadas de Foguetes, a serem realizadas na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre os meses de agosto a dezembro de 2024.

 

Fotos: Max Willan e Maria Gabriele

registrado em: