Campanha de Educação Permanente em Saúde do Hospital Universitário será realizada entre 2 e 13 de maio

publicado: 02/05/2022 10h17, última modificação: 02/05/2022 16h34

O Hospital Universitário da UFMA, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), em parceria com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, vai realizar, entre os dias 2 e 13 de maio, uma Campanha de Educação Permanente em Saúde. Ela contará com uma série de materiais informativos para sanar as dúvidas e ajudar as áreas a colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre o tema.

A programação prevê, entre as diversas atividades, a realização da “I Gincana de Educação Permanente em Saúde do HU-UFMA”, com games, webnários e premiação, como forma de incentivar as práticas de educação permanente na instituição, além de promover engajamento voluntário ao quadro de facilitadores internos, de expertises variadas, para enriquecer e diversificar o portfólio de parceiros internos na condução das capacitações internas do hospital.

A psicóloga organizacional e chefe do Neps, Nelma Pereira, destaca alguns dos principais objetivos da campanha “ Além de esclarecer aos colaboradores sobre o tema, ela terá como foco proporcionar um momento de descontração e interação, utilizando a temática proposta; disseminar as informações sobre Educação Permanente em Saúde; engajar os colaboradores às atividades institucionais, especialmente as capacitações; fomentar as ações de Educação Permanente e criar cultura de valorização do ensino institucional”.

A gestora da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, Regiane Bastos, lembra que esse tipo de educação é importante para além do aprendizado “A participação em instrutorias internas e atividades institucionais podem ser aproveitadas nos processos de progressão funcional dos colaboradores com vínculo Ebserh”.

A campanha utilizará os canais oficiais da instituição para alcançar a todos, assim como fará uso de ferramentas eletrônicas de games interativos, além de encontros virtuais com convidados especiais para esclarecimento da temática.

A política de educação na saúde compreende a educação permanente e continuada:

A educação permanente é uma prática de ensino-aprendizagem que valoriza e enfoca as situações e os processos do ambiente e contexto de trabalho, onde são realizadas problematizações da realidade para construir novos saberes entre os profissionais dentro das instituições. Dessa forma, a produção de conhecimento se dá no cotidiano das instituições e considera as questões do trabalho e a resolução de problemas como temática principal para a melhoria do ambiente de trabalho.

A educação continuada se define pela continuidade de uma formação inicial e leva em consideração o desejo e a necessidade de constante qualificação do indivíduo e não está, necessariamente, ligado a problemas específicos do ambiente de trabalho. Por isso, ela se relaciona com a lifelong learning, isto é, aprendizagem contínua. Esse conceito prega que sempre é possível aprender algo novo durante a vida, e que toda atividade de aprendizagem pode ser realizada em diferentes lugares e tempos.

Veja o vídeo sobre o assunto

Publicado originalmente em 27/04/22, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário