Boas práticas ambientais da UFMA são destaque no Jornal Rádio Universidade em entrevista com o assessor de Relações Interinstitucionais

publicado: 01/03/2022 09h35, última modificação: 02/03/2022 14h16

Na manhã do dia 22 de fevereiro, o professor e assessor de Relações Interinstitucionais da UFMA, Arkley Marques Bandeira, participou de uma entrevista no quadro Rádio Opinião, do Jornal Rádio Universidade, da Rádio Universidade FM 106,9, para apresentar as boas práticas ambientais desenvolvidas pela Universidade Federal do Maranhão.

O apresentador Adalberto Júnior destacou que, no dia 11 de fevereiro, a UFMA participou do 1º Encontro Maranhense da Academia pelo Meio ambiente, promovido pelo Conselho Universitário do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O professor Arkley Bandeira comentou a relevância do encontro. “É a primeira iniciativa institucional em trazer pro campo do debate o que as instituições de ensino, órgãos públicos e sociedade civil estão fazendo em relação a sua pauta ambiental. E eu fiquei muito feliz em representar a Universidade e saber que o nosso reitor Natalino foi um dos grandes incentivadores da pauta ambiental no fórum de reitores das universidades do Maranhão”, declarou.

Sobre as ações de proteção ambiental desenvolvidas pela UFMA, Bandeira esclareceu que o abastecimento elétrico dos prédios proveniente de energia sustentável está em fase de adaptação, tendo em vista a substituição do fornecimento de energia elétrica para energia solar, conforme sugestão proposta pelo reitor Natalino Salgado, que possui o planejamento institucional para essa alteração. “Já está em curso um projeto de mudança dessa matriz, investindo na aquisição de placas fotovoltaicas, para geração de energia solar. Isso traz impacto porque é uma energia limpa, além de ser financeiramente sustentável”, assegurou.

Entre outros projetos, Bandeira ressaltou a coleta e reciclagem de resíduos da Universidade, que consiste na limpeza e organização do espaço visando construir um Centro de Triagem, em parceria com a comunidade; o projeto UFMA Verde, que tem o objetivo de produzir mudas, inclusive nativas, para arborização das áreas de proteção da Universidade, além de valorizar o paisagismo local e promover o reflorestamento e recuperação de áreas degradas; e o projeto Lagoa Nova, em parceria com a comunidade de entorno da UFMA, que visa discutir a pauta da sustentabilidade ambiental para a bacia do Rio Bacanga.

Acompanhe a entrevista na íntegra pelo site da Rádio Universidade FM 106,9:

Saiba mais

O I Encontro Maranhense da Academia pelo Meio Ambiente foi realizado pela Escola Ambiental do Maranhão, por meio da Secti junto com as instituições que compõem o Conselho Universitário do Maranhão. O objetivo do evento consistiu em promover a integração das ações universitárias em defesa do meio ambiente, especialmente, a partir do compartilhamento de boas práticas.

O encontro contou com a participação de representantes da UFMA, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), da Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul), da Universidade Ceuma, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque