BICT realiza Semana de Acolhimento aos calouros

publicado: 30/08/2023 12h54, última modificação: 30/08/2023 14h56
BICT realiza Semana de Acolhimento aos calouros

A Semana de Acolhimento aos calouros do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) acontece esta semana, no prédio do curso. A recepção, organizada pelo Centro Acadêmico de BICT, visa orientar os novos estudantes não somente em relação ao Bacharelado, mas também nas engenharias subsequentes, no segundo ciclo da formação.

O diretor do prédio do BICT, professor Marcos Aurélio Araújo Santos, pontuou sobre a importância da semana como forma de situar os alunos no contexto da formação de dois ciclos. “Esse é o momento em que os alunos podem ter o primeiro contato com a Universidade, e, com base na proposta do curso de dois ciclos, ter a oportunidade de conhecer a realidade de cada uma das engenharias, tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho”, ressaltou.

Além das palestras de apresentação das engenharias do segundo ciclo, a semana conta com diversas atividades voltadas à exposição do curso, como palestras sobre a mestrado, ligas acadêmicas e empresas juniores. Também diversas oficinas e minicursos voltados à formação dos estudantes, como Python, impressão 3D, Autocad, entre outros.

Mao Tse Tung Lima de Moura filho, representante do Centro Acadêmico do BICT, explica que a programação da semana é muito importante para os calouros sanarem dúvidas a respeito do primeiro e segundo ciclos da formação. “Na semana, buscamos trazer não só as palestras da coordenação. Também disponibilizamos minicurso para dar uma introdução nessas ferramentas e facilitar o entendimento e uso delas num futuro próximo.”, expôs.

Acolhida Calouros BICT - 29.08.23

O discente Miguel Martins, que, neste período, ingressou no bacharelado, conta estar feliz com a recepção e vê isso como um incentivo a prosseguir e se dedicar no curso. “Momentos como esses são necessários para desmistificar o curso independente da área. Uma vez que o bacharelado já possui uma área de atuação imensa e ainda conta com diversas opções de engenharia no segundo ciclo, essas exposições tornam-se ainda mais necessárias”, analisou.

O professor Marcos, em suas palavras aos calouros, finalizou desejando-lhes um ótimo período na Universidade e oferecendo o amparo necessário em nome da coordenação. “Que todos os alunos que estão ingressando no BICT tenham a certeza que serão bem acolhidos aqui. Nós, coordenadores dos cursos, esperamos também contribuir com eles para qualquer esclarecimento. Para que eles se sintam realmente amparados dentro da nossa instituição”, declara.

Por: Juan Terra

Produção: Sarah Dantas