Batizado do Boi Novilho de Luz da UNITI foi realizado nessa segunda-feira, 5

publicado: 07/06/2023 11h51, última modificação: 07/06/2023 11h51
Batizado do Boi Novilho de Luz da UNITI foi realizado nessa segunda-feira

A Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) preparou um evento especial para os amantes da cultura maranhense. O batizado do Boi Novilho de Luz foi realizado na segunda-feira, 5, às 15h, no Hall do Prédio Castelo Branco (Castelão), no Câmpus de São Luís.

O Boi Novilho de Luz é uma iniciativa da UNITI que tem como objetivo principal promover o acesso e a participação dos alunos da universidade nas festividades juninas, além de valorizar a cultura do Maranhão. Idealizado pela fundadora Marly Abdalla e apoiado pelo diretor da Unit, professor Marcos Moura, o projeto tem se destacado como referência para a criação de outras Universidades da Terceira Idade no estado.

Para o diretor da Unit, professor Marcos Moura, o evento representa um importante marco de celebrações do mês de junho. "O batizado do Boi Novilho de Luz abre as festividades juninas da Unit. É a primeira apresentação para, daqui, sairmos participando nos arraiais da cidade. Além de ser um marco na cultura popular do Maranhão, Junho é considerado o mês de combate a violência contra a pessoa idosa, por isso fazemos questão que eles estejam inseridos de maneira ativa nesse projeto", afirma.

Presente na ocasião, a pró-reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, ressaltou a o trabalho empenhado pela Unit para a valorização da cultura popular maranhense. "É um momento cheio de emoção e alegria, em que abrimos as portas da Universidade para as manifestações culturais. A Unit é um projeto com mais de 20 anos, e cada vez mais a gente percebe a importância de apoiar a terceira idade, combater o etarismo e reafirmar o valor do idoso na sociedade, ressaltou.

Para a fundadora do boi Novilho de Luz, Marly Abdala, é fundamental que estes eventos continuem a ser promovidos e incentivados pela Universidade. "Essa festa é maravilhosa, nós a realizamos todos os anos. A gente vê a felicidade no rosto de todos os presentes. Já estamos no quarto ano de festa. A dificuldades são  grandes, e não teriamos condições  de fazer essa brincadeira sem o apoio da Universidade e em especial da professora Zefinha, que nos dá toda a estrutura. As vezes pensamos em parar, mas quando vemos essa alegria toda, temos aquele impulso para seguir em frente", enfatizou

Saiba mais

A UNITI, criada em outubro de 1995, é fruto de parcerias entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (SEAPS) e o Serviço Social do Comércio (SESC). Seu propósito é proporcionar integração e preparação para uma velhice digna e prazerosa para as pessoas idosas.

Por: Orlando Ezon

Fotos: Orlando Ezon