Banda do Bom Menino das Mercês faz apresentação nesta quarta, no Hospital Materno Infantil

publicado: 10/07/2024 08h35, última modificação: 10/07/2024 13h54

A Banda do Bom Menino das Mercês fará uma apresentação nesta quarta-feira, 10, no Hospital Universitário Unidade Materno Infantil, às 9h. A iniciativa é uma parceria entre a UFMA, por meio do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade – PGCult, o HU-UFMA, do Serviço de Humanização e da Fundação da Memória Republicana.

O evento é um projeto piloto resultante da disciplina Gestão de Projetos Culturais, ministrada pelos professores Arkley Bandeira, Conceição Belfort e Kláutenys Guedes, aos alunos da 15ª turma do mestrado. A proposta é levar apresentações culturais, oficinas de desenho, pintura, dança para espaços onde as pessoas que não têm acesso ao consumo desses bens e/ou produtos possam usufruir momentos artístico-culturais, como hospitais, lares de menores e adolescentes tutelados pelo estado, lares de idosos, albergues de apenados pela justiça, associações de trabalhadores, entre outros.

Fundada em 19 de agosto de 1993, a Banda do Bom Menino foi idealizada pelo ex-presidente José Sarney, ao lado de Aluísio Lobo, à época, diretor executivo da FMRB. A Banda assumiu um legado de compromisso com a transformação da realidade de cada um desses jovens por meio dos instrumentos e das partituras.

Desde a sua fundação até hoje, a Banda já formou musicalmente mais de 10 mil alunos, transformando-se em uma referência nacional como um dos projetos sociais mais bem-sucedidos na execução de seus objetivos. Atualmente, o projeto conta com 480 alunos em formação e 165 participantes da Banda Elite. A faixa etária dos alunos situa-se entre 7 e 17 anos.

Revisão: Jáder Cavalcante