Notícias

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia realiza sua primeira colação de grau presencial após período de isolamento social

publicado: 30/01/2023 13h49, última modificação: 30/01/2023 18h12

Nessa sexta-feira, 28, foi realizada a outorga do grau aos 43 alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BICT) que completaram o curso no segundo semestre de 2022, sendo a primeira cerimônia realizada presencialmente após dois anos exclusivamente de modo remoto. “É uma formação que prepara o aluno para que ele possa buscar seu sucesso no mercado de trabalho, que está muito aquecido por profissionais da área ou, se preferir, pode buscar a complementação de sua formação com alguma das engenharias”, analisou o reitor Natalino Salgado, que contou sobre a implantação do curso na Universidade e o descreveu como importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento do país.

BICT é o único curso de dois ciclos da Universidade, por isso é uma porta de entrada tanto para o próprio mercado de trabalho, quanto para as engenharias lecionadas pela Universidade no segundo ciclo. A paraninfa da turma, professora Rayanne Silveira, egressa da primeira turma do bacharelado, em discurso, ressaltou esse duplo caráter. “Para os alunos que sairão daqui direto para o mercado desejo muito sucesso e tenho certeza que todos estão saindo com competência e sendo profissionais completos. Aos que estão reingressando desejo força e muita determinação para concluir a segunda graduação”, parabenizou.

O professor Marcos Aurélio Araújo Santos, coordenador do prédio do Bacharelado, inaugurado no ano passado, declarou que é uma grande satisfação ver o êxito dos alunos e suas respectivas inserções no mercado de trabalho. “Grande parte dos nossos egressos já estão em programa de mestrado e doutorado. Por estarmos formando novas turmas, esse é um momento único e de grande alegria para nós todos”, comentou. 

O coordenador do BICT, professor Igo Torres Lima, também expressou a sua alegria e disse que essa é uma cerimônia ímpar. Além disso, explicou o processo para ingressar nas engenharias. “Por meio de editais internos, disponibilizados semestralmente pela Pró-Reitoria de Ensino, os discentes podem dar início ao segundo ciclo da formação, cursando uma das cinco engenharias: Civil, Ambiental e Sanitária, da Computação, Mecânica, Aeroespacial e, agora em 2023, a ser implantada, a Engenharia de Transportes”, revelou.    

A formanda Mayana Tereza Nascimento Rocha, em seu discurso, parafraseou a matemática e escritora inglesa Augusta Ada Byron King (1815-1852), homenageada pela turma, descrevendo o curso como “um encantador estado de confusão” que encontrou seu ápice com as dificuldades da pandemia. "Nós todos sabemos quanto foi difícil. Nossa caminhada foi árdua e exaustiva, custando-nos, inclusive, saúde mental, mas valeu a pena, porque conseguimos concluir esse ciclo”, discursou. 

Tiago Souza Botelho, também formando, disse que esse momento é muito importante e que pretende seguir na Universidade, fazendo o curso de Engenharia Aeroespacial. “Meu objetivo, desde o início, era ingressar na engenharia. Inicialmente, planejava cursar a Civil, mas, durante o andamento do meu curso, foi inaugurada a Aeroespacial, e com isso eu optei por ela”, contou.

A oradora da turma, Isabel Maria Souza Ferreira, pontuou que se graduar para ela é muito gratificante e que já fez seu ingresso na Engenharia Ambiental e Sanitária. Além disso, compartilhou suas vivências na Universidade. “A universidade, naturalmente, é um lugar de aprendizado. Agradeço a oportunidade de participar de ótimos projetos e estar ao lado de pessoas incríveis”, afirmou.   

Confira as fotos da solenidade:   

Colação de grau do BICT - 27.01.23

Por: Juan Terra 

Produção: Alan Veras 

Fotografia: Karla Costa 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: ,