Notícias
Bacharelado em Ciência e Tecnologia realiza colação de grau com estudantes do primeiro ciclo do curso
“Este momento não representa o fim de uma jornada, e, sim, um novo começo”, comentou o pró-reitor de ensino, professor Romildo Martins Sampaio, sobre a outorga do grau aos 51 alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BICT) que completaram o curso no primeiro semestre de 2023.
A cerimônia realizada nessa sexta-feira, 4, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, Câmpus São Luís, marca o encerramento do primeiro ciclo da formação desses estudantes, possibilitando uma gama de opções tanto no prosseguimento do curso, em uma das 5 engenharias da UFMA, ou direto no mercado de trabalho.
“A partir de agora, vocês serão profissionais e, como tais, a sociedade espera, acima de qualquer coisa, a responsabilidade e dignidade constante no agir cotidiano. Por isso façam de tudo para exercer, com plenitude e dignidade, a profissão que abraçaram. Teremos assim fácil motivação para concentrar todos os esforços para o pleno êxito desta nova jornada que agora se inicia”, afirmou o professor Romildo, direcionando suas palavras aos formandos.
O paraninfo oficial, professor Flausino Lucas Neves Spindola, direcionou sua fala aos pais, relembrando que o processo estudantil dos estudantes se inicia na pré-escola, não por eles próprios, mas pelos seus pais, avós ou responsáveis. “Por isso tem parte importante nisso quem cuidou, investiu, insistiu, foi às suas reuniões escolares, participou de toda a sua formação e às vezes até foi enérgico para que você estudasse. O mérito é seu pela sua capacidade e disciplina nos seus estudos. Mas jamais esqueça os ombros que o apoiaram e lhe permitiram atingir as suas metas”, pontuou.
O coordenador em exercício do bacharelado, professor Karl Marx Silva Garces, destaca que essa cerimônia é o ponto de convergência de todo um processo de três anos, por isso é muito gratificante para alunos e professores. “Esse é só o primeiro passo, suas vidas profissionais estão só começando. O Brasil precisa de cientistas, precisa de engenheiros, precisa de tecnólogos. Então, o mundo é de vocês, o Brasil é de vocês”, expõe.
Stefhane Pereira Costa, oradora da turma, iniciou seu discurso com uma frase do pensador francês Immanuel Kant, que descreve o ser humano como aquilo que a educação faz dele. “Essa frase atravessou os séculos e permanece tão atual, relembrando-nos que a nossa formação não é apenas um acúmulo de conhecimento, mas, sim, a construção do próprio ser que seremos ao longo da nossa existência. Nossa jornada educativa tem sido muito mais que a busca por diplomas e títulos acadêmicos. Ela tem sido a jornada de descobertas, conexões e superações que têm moldado nossas perspectivas e nossos valores”, explicou.
O professor Ronaldo Rodrigues Araújo, coordenador do curso de Geografia da Universidade, que, na ocasião, teve seu filho graduado, ressalta a importância da formação, não somente profissional, mas também pessoal de seu filho. “Para nós, que já trabalhamos na Universidade, é uma alegria muito grande, porque nós, que passamos por ela, sabemos da dificuldade, mas também sabemos a importância que é ter a formação hoje em termo de nível superior. O que a gente sempre deseja é isso pros nossos filhos, que a gente possa fazer o possível para que eles tenham a melhor formação”, finalizou.
Por: Juan Terra
Fotos: Sarah Dantas
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante