Autora do artigo “Plataformas Digitais e a Precarização do Trabalho” é entrevistada pelo programa Rádio Ciência

publicado: 27/09/2022 19h53, última modificação: 28/09/2022 19h48

Na edição de sexta-feira, 23 de setembro, o programa Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9 entrevistou Letícia Ferro, do grupo ETC – Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia, da Universidade Federal do Maranhão, que teve seu artigo “Plataformas Digitais e a Precarização do Trabalho” recentemente publicado e que aborda o mercado de trabalho digital.

Letícia Ferro expõe como o mundo digital influenciou a prestação de serviço, que pode servir ao mesmo tempo como alternativa ao desemprego e como forma de obter renda extra, porém sendo ainda uma dinâmica de trabalho que ignora direitos básicos e favorece a exploração de pessoas. “No grupo do ETC a gente está com projeto de extensão voltado para a iniciação científica em redes sociais, onde a gente publica os nossos artigos e outras matérias que tenham a ver com economia, tecnologia e comunicação”, disse Letícia.

A autora decidiu adentrar ao assunto voltado para a precarização do trabalho de maneira geral, relacionando com as plataformas digitais como forma de renda que contribui para o cenário de precarização, tanto formal, quanto informal. O estudo optou por aprofundar no contexto da uberização, termo atribuído em seu artigo que é relacionado ao uso comum de aplicativos como fonte de renda que tem ganhado espaço na economia ultimamente.

A inspiração para o artigo teve origem em observações feitas pela autora, após matéria publicada por um veículo de comunicação. “A ideia do artigo partiu de uma matéria divulgada na Folha de São Paulo sobre brasileiros virarem ‘bots’ humanos em ‘fazendas de click, e como era um trabalho gigantesco para remuneração muito pequena, utilizando as plataformas digitais”, explica Letícia Ferro.

Confira a reportagem da Rádio Universidade FM 106,9

Por: Lorrany Lopes