Aula magna marca início da primeira turma do Curso de Engenharia de Transportes

publicado: 22/08/2023 15h15, última modificação: 23/08/2023 15h10
Aula magna marca início da primeira turma do Curso de Engenharia de Transportes

Primeira turma do curso de Engenharia de Transportes iniciou suas atividades nesta segunda, 21, com uma aula magna, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do Estado e ex-ministro dos Transportes, José Reinaldo Tavares.

Realizada no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, o evento reuniu alunos, docentes, representantes da Emap, além de pró-reitores da UFMA para celebrar o início das aulas e um passo importante para a formação e qualificação profissionais em um setor estratégico para o estado e para o país.

José Reinaldo Tavares, que é formado em engenharia e já atuou em áreas importantes no setor de transporte, compartilhou com os novos alunos suas vivências como engenheiro e sua experiência em cargos estratégicos para os transportes. Entre outras análises, ele destacou o papel dos modais de transporte para o desenvolvimento do Brasil. “Os transportes são um curso vital para o desenvolvimento econômico do país.”, ressaltou em sua fala.

O curso de Engenharia de Transportes foi construído a muitas mãos, desde a Universidade a empresas como a Emap, que sentem a carência de profissionais no mercado. Além de ser um diferencial para o estado, é também um marco para profissionais. Segundo Natalino Salgado, reitor da UFMA, “Esse curso abre uma perspectiva inovadora para muitos profissionais do nosso Bacharelado Interdisciplinar [..] Os alunos que são formados na universidade já estão ajudando o estado e o país a se desenvolver.”, pontuou o reitor.

Apesar de estratégico para o país, o setor de transporte carece de mão de obra, haja vista os problemas enfrentados, inclusive na capital maranhense. “A universidade, a Emap, o Porto do Itaqui e o Governo do Estado, entendendo isso, idealizaram esse curso de Engenharia de Transporte para exatamente ser um curso focado em soluções de problemas de engenharia de transporte.”, comentou o coordenador do curso, professor Patrickson Santos.

Eduardo Coimbra, aluno desta primeira turma, vislumbra grandes oportunidades na carreira a partir do curso de Engenharia de Transporte. “Apesar de ser um curso novo, eu já almejava muito essa área, então, quando surgiu essa oportunidade, eu vislumbrei um futuro promissor.”.

O curso

O Curso de Engenharia de Transporte é fruto de uma parceria entre a Emap e a UFMA, com objetivo do formar recursos humanos para atender a área de transporte no Maranhão. O curso é uma das seis engenharias que a UFMA oferece no segundo ciclo do BICT, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, em São Luís.

Por: Ingrid Trindade