Aula Magna de Abertura do Segundo Semestre do Centro de Ciências Sociais ocorrerá na terça-feira, 13, às 15h

publicado: 12/09/2022 10h44, última modificação: 12/09/2022 22h59

Docentes e Diretoria do Centro de Ciências Sociais (CCSO) realizarão, nessa terça, 13, a partir das 15h, a Aula Magna de Abertura do Segundo Semestre de 2022, com o tema “Os desafios do combate à violência de gênero”. A solenidade ocorrerá no Auditório Central, na Cidade Universitária.

A aula será completamente ministrada por mulheres, entre elas, três docentes do próprio Centro: a professora Rakel de Castro, do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPro); a professora Raimunda Machado, do Departamento de Educação II; e a professora Dirlene Barros, chefe do Departamento de Biblioteconomia e mediadora da mesa, que será completada com a presença da delegada da Polícia Civil do Estado do Maranhão Wanda Moura.

“Tratar do combate à violência contra a mulher é um tema urgente, porque é uma realidade que nos toca, tangencia os nossos corpos diariamente, porque sofremos agressões física, monetária, psicológica a todo instante. Apesar de a mulher constituir a maioria da população brasileira, somos uma minoria em representatividade e temos nosso direito até de existir questionado, julgado, oprimido e, muitas vezes, tirado de nós. Então falar, dialogar e constituir redes de combate a essa violência é uma alternativa importante para resistirmos e existirmos”, enfatizou a professora Rakel de Castro.

O evento contará ainda com a presença da diretora do Centro, Lindalva Maciel, idealizadora da aula, além de outros gestores e alunas da UFMA. O evento será aberto a toda a comunidade acadêmica: entre alunos, professores e técnicos administrativos, que poderão fazer inscrição gratuita instantes antes da Aula Magna ser iniciada, com certificado aos participantes.

Por: DCom